06 de Maio de 2022 -

Como organizar minha palestra

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! Como evitar os erros (da sua palestra), que nós mencionamos na aula passada.

A maneira mais prática de evitar erros, é preparar a sua palestra, dentro de um roteiro. Roteirizar sua palestra. Como fazer isso.

Tenha o texto na ponta da língua, de modo que em momento algum, ele pareça roteirizado. Você irá estudar o texto, para que você tenha ele aqui. Se precisar, recorra ao roteiro. Este roteiro estará em uma tela, em um monitor, à sua frente, ou em um púlpito. Que este púlpito não tampe você. Que o púlpito seja um apoio para você recorrer, àqueles tópicos.

Não tem como você deixar o roteiro, de uma forma textual. Tem que ser em tópicos. Para que você consulte aqueles tópicos, se houver necessidade. Enquanto você consulta, o seu roteiro (se houver necessidade), você também precisa estabelecer, contato visual com a sua plateia. Sorrir às pessoas. Claro que isso dá trabalho, mas vale à pena, e é bem menos assustador, que memorizar totalmente o que você tem que dizer.

Concentre o roteiro em tópicos, e planeje-se para expressar, cada um em palavras espontâneas. Essa técnica tem suas dificuldades, mas valem a pena porque você tem um recurso, para se apoiar, caso dê branco.

"Posso ler o meu roteiro?" Pode somente em 2 situações.

1 - Você organiza sua palestra em imagens. As pessoas estarão olhando para a tela, enquanto você faz a leitura. Para que as pessoas estejam olhando para a tela, para um vídeo, para fotos, enquanto você narra o que elas estão vendo.

2 - Se você for um grande escritor. Se você for um escritor que narra bem, e conta bem as histórias, a sua audiência quer ouvir a leitura dessa história, porque a sua história escrita é fenomenal.

The improvement of memory. Impression, repetition and association. The first mandate of memory is: Get a deep, vivid and lasting impression, of the thing you wish to retain. To do that, you must concentrate. In 3 simple steps: Study, study, study.

1 - Estude a sua palestra.
2 - Consulte nos momentos que não se lembrar.
3 - Deixe suas referências em tópicos.

Um tópico que faz você se lembrar do conteúdo. Comenta aqui algo que você utiliza, para memorizar aquelas coisas que você precisa. Quem sabe a sua estratégia funcione melhor, e ajude outras pessoas. Thank you very much.

See you next ___!

1. Prepare a sua palestra, dentro de ___.

2. Tenha o texto ___ para que não pareça roteirizado.

3. Que ___ seja um apoio para você recorrer, àqueles tópicos.

4. O roteiro não pode ser uma forma ___, tem que ser em ___.

5. Enquanto você consulta o seu roteiro, você precisa estabelecer ___ com a sua plateia.

6. Enquanto consulta os tópicos, ___.

7. Concentre o roteiro em tópicos, e planeje-se para expressar, cada um em palavras ___.

8. Posso ler o meu roteiro somente em ___ situações.

9. Você pode ler o roteiro, se você organiza sua palestra ___.

10. Você pode ler o roteiro, se você for ___.