06 de Maio de 2022 -

Como começar minha palestra

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! Como começar minha palestra? Very very important! Os primeiros segundos da sua apresentação.

Você precisa de uma introdução, que capture o público desde o primeiro instante. Uma afirmação surpreendente, uma pergunta instigante, uma história. Uma imagem incrível. Não dê pretexto para que as pessoas se distraiam. Para que elas não se distraiam, tenha um começo forte.

Primeira dica. Dicas para começar bem:

1- Faça um pouco de teatro. Suas primeiras palavras tem muita importância. Ao planejar a introdução, guie-se pelo tema da apresentação. Qual a maneira mais eficaz, de tornar atraente a ideia da sua palestra? Pergunte a si mesmo: Se a sua palestra fosse um filme, um livro, um romance, como a sua palestra começaria?

2- Provoque a curiosidade das pessoas. Aguçar a curiosidade é a ferramenta mais versátil, que você tem a sua disposição, para garantir a atenção da sua plateia.

3- Mostre algo cativante. Em vez de dizer "pretendo falar do meu trabalho, mas antes preciso lhes dar algumas informações", você pode começar apenas dizendo: "Vou mostrar um negócio para vocês"

4- Provoque, mas não entregue demais. Em vez de entregar tudo de bandeja logo de cara, imagine uma linguagem capaz, de seduzir a plateia, fazê-la desejar seguir a viagem junto com você. Caso você decida fazer um pouco de mistério, não se esqueça que é muito importante, indicar para onde você está indo e porquê. Não mostre o tubarão, mas deixe claro que ele está vindo.

Every successful speaker plans in advance, almost the precise words of both, the opening and closing. A speaker may be able to win, the immediate attention of his audience, by arousing curiosity, beginning with a specific illustration, asking a question, and showing how the topic affects the vital interest, of the audience.

Em primeiro lugar, vem a disputa pelos 10 segundos. Você é capaz de fazer algo para garantir a atenção do público, enquanto expõe o tema da palestra? Em segundo, vem a luta do 1 minuto. Você consegue usar o primeiro minuto, para garantir que a plateia se empenhe, a empreender com você a jornada completa? Comenta aqui. O que você vai falar nos primeiros 10 segundos da sua apresentação. Eu quero ler o seu comentário. Thank you very much.

See you next ___!

1. Você precisa de uma ___, que capture o público desde o primeiro instante.

2. Para que a plateia não se distraia, tenha um ___.

3. Faça um pouco de ___.

4. Ao planejar ___, guie-se pelo tema da ___.

5. Aguçar ___ é a ferramenta mais versátil.

6. Mostre algo ___.

7. Caso você decida fazer um pouco de ___, não se esqueça que é muito importante, indicar para onde você está indo e porquê.

8. Todo orador de sucesso planeja ___.

9. Em primeiro lugar, vem a disputa pelos ___ segundos.

10. Em segundo, vem a luta do ___ minuto.