27 de Maio de 2017 -

Como faço para causar uma boa impressão?

por Felipe Dib

Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: Como fazer amigos e influenciar pessoas, escrito por Dale Carnegie em 1937.

Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!

Nos artigos anteriores você viu os três princípios que Dale Carnegie apresenta para que você possa lidar bem com as pessoas: não criticar/condenar/queixar-se, apreciar honestamente e despertar um forte desejo na outra pessoa. Também vimos o primeiro princípio para fazer as pessoas gostarem de você: torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa. Agora você vê como causar uma boa impressão.

"Um jeito simples de causar uma boa impressão".

O autor que estamos estudando é um grande contador de histórias. No início deste capítulo ele comenta sobre uma senhora milionária que havia gasto uma fortuna em joias e roupas, mas que esquecera de fazer algo em favor de seu rosto. Com tantas plásticas e "botox" hoje em dia imagino que você tenha pensado nas rugas da madame. Mas não, Dale se referia à sua expressão que irradiava aspereza e egoísmo. "A expressão apresentada por uma mulher na sua fisionomia é muito mais importante do que os vestidos que traz".

Conhecemos muitas pessoas que articulam as palavras de maneira excepcional e possuem um vocabulário extenso, mas também conhecemos pessoas de pouco estudo que dominam poucas palavras e que às vezes preferem permanecer em silêncio. Qual dos dois perfis se comunica melhor?

A comunicação começa na expressão corporal. "Ações falam mais alto que palavras e um sorriso diz se a pessoa gosta de você, se você a faz feliz, se ela está satisfeita ao lhe ver". Carnegie dedica algumas páginas de seu livro falando sobre o poder que tem um sorriso sincero.

Antes de continuar essa leitura, pegue um papel e uma caneta, please. Desenhe um sorriso no papel e escreva ao lado "SORRIA!". Somente depois de ter desenhado, escrito e aberto um sorrisão (nem que seja aquele "sorriso amarelo" meio forçado) continue a leitura.

O que tira nosso sorriso são as decepções, preocupações… mas o que precisamos fazer para que possamos controlar esses desafios que aparecem todo dia? O livro traz uma frase de Shakespeare que responde essa pergunta: "Nada é bom ou mau. Nosso pensamento é o que o faz". Carnegie traz as palavras de um sábio que diz: "Não gaste um minuto sequer pensando nos inimigos. Pense nas grandes e esplêndidas coisas que gostaria de fazer, assim, os dias passarão e você se sentirá, inconscientemente, senhor das oportunidades que lhe são requeridas para a consecução do seu desejo, do mesmo modo que o coral tira da passagem das marés os elementos essenciais para a alimentação".

Seu sorriso é o mensageiro de suas boas intenções. Por mais simples que possa parecer, o princípio 2 para fazer as pessoas gostarem de você é: sorria.

1. O primeiro princípio para fazer as pessoas gostarem de você é: ___.

2. O autor que estamos estudando é ___.

3. No início deste capítulo ele comenta sobre uma senhora milionária que havia gasto uma fortuna em joias e roupas, mas que esquecera de fazer algo em favor de seu rosto. Dale se referia à ___.

4. A comunicação começa na expressão ___.

5. Carnegie dedica algumas páginas de seu livro falando sobre o poder ___.

6. O que tira nosso sorriso são as decepções, preocupações… mas o que precisamos fazer para que possamos controlar esses desafios que aparecem todo dia? Shakespeare responde" ___".

7. Seu sorriso é ___.

8. O princípio 2 para fazer as pessoas gostarem de você é: ___.

9. Conhecemos muitas pessoas com dois perfis para se comunicar, um ___e o outro ___.

10. "Ações falam mais alto que palavras e um sorriso diz se ___".