27 de Maio de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Estudamos nos artigos passados as "Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas" e Dale apresenta 3 princípios:
Não critique, não condene, não se queixe;
Aprecie honestamente;
Desperte um forte desejo na outra pessoa.
No segundo capítulo que encerramos neste artigo e que é chamado de "Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você", Carnegie recomenda:
Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa;
Sorria;
Lembre-se que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante que existe em qualquer idioma;
Seja um bom ouvinte, incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas;
Fale de coisas que interessem à outra pessoa.
Agora vemos o princípio 6 expresso por Carnegie, o último que se refere às formas de fazer as pessoas gostarem de você.
"Como fazer as pessoas gostarem de você imediatamente".
Carnegie escreve com um linguajar simples e direto. "Se fôssemos tão desprezivelmente egoístas, que não pudéssemos irradiar uma pequena felicidade e ensejar uma parcela de apreciação sincera sem procurar obter alguma coisa de outra pessoa como recompensa, se nossas almas não são maiores do que as dos maus maridos, nos encontraremos diante do fracasso que tão justamente merecemos". Por que é difícil pra nós valorizar mais ou outro?
Precisamos fazer um esforço para observar e apreciar o outro. Dá mais prazer falar de nós porque "o mais profundo princípio na natureza humana é o desejo de ser apreciado". Escreve o autor que filósofos tem andado pesquisando sobre as regras das relações humanas por milhares de anos e, de toda essa pesquisa, apenas se desenvolveu um único preceito, o qual não é novo, é velho como a História. Zoroastro o ensinou aos seus adoradores do fogo, na Pérsia, três mil anos atrás. Confúcio pregou-o na China há vinte e quatro séculos. Lao-Tsé, o fundador do Taoísmo, ensinou-o aos seus discípulos no Vale do Han. Buda pregou-o no Ganges Sagrado quinhentos anos antes de Cristo. Os livros sagrados do Hinduísmo ensinaram-no mil anos antes. Jesus ensinou-o entre as montanhas de pedra da Judéia a dezenove séculos. Jesus resumiu-o em um pensamento - provavelmente o mais importante preceito do mundo: "Faça aos outros o que quer que os outros lhe façam".
Stop! Escreva em um papel algo que você não gostou que uma pessoa fez e algo que você amou receber dessa pessoa. Somente depois de fazer isso continue a leitura.
Se você leu os artigos que apresentamos sobre a Lei do Triunfo, você lembra a Regra de Ouro que esses autores estão transmitindo. Se queremos falar de nós, precisamos primeiro ter interesse na vida das pessoas que convivemos. "Fale com as pessoas a respeito delas mesmas e elas o ouvirão por muitas horas". O princípio 6 é: faça a outra pessoa sentir-se importante e faça-o com sinceridade.