27 de Maio de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Estudamos nos artigos passados as "Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas" e Dale apresenta 3 princípios:
Não critique, não condene, não se queixe;
Aprecie honestamente;
Desperte um forte desejo na outra pessoa.
No segundo capítulo, chamado de "Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você", Carnegie recomenda:
Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa;
Sorria;
Lembre-se que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante que existe em qualquer idioma;
Seja um bom ouvinte, incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas.
Neste texto veremos o princípio 5 proposto pelo autor deste best-seller.
"Como causar interesse nas pessoas"
Assim como Napoleon Hill que estudamos na primeira série de artigos que publicamos, Dale Carnegie ilustra seus conselhos com histórias reais que viveu. São histórias com mais de meio século e que continuam sendo atuais! Somente os nomes mudam, assim como aqueles problemas de família, do you know?
Conta o autor que Roosevelt sabia (assim como todos os líderes tem ciência) que "a estrada real para o coração de um homem é falar-lhe sobre as coisas que ele mais estima". Dale relata sobre um menino que amava barcos e um advogado que foi à sua casa visitar sua tia. O advogado e o jovem conversaram sobre barcos durante alguns minutos e ao sair deixara aquela criança encantada. Sua tia lhe disse que o advogado não entendia nada de barcos e o menino surpreendeu-se, perguntando porque então o senhor havia conversado sobre aquele assunto. A tia respondeu que "ele é um cavalheiro e falou sobre coisas que lhe davam prazer, fazendo-se agradável".
Antes de continuar essa leitura, pegue um papel e uma caneta, please. Escreva o nome de uma pessoa que você gosta de conversar e o porquê você gosta de estar com ela. Somente depois de fazer isso leia o último parágrafo deste artigo.
"Entrei no imenso e impressionante escritório, decidido a não pedir emprego diretamente. Ele estava sentado atrás de uma enorme escrivaninha entalhada e sua voz ecoou como um trovão perguntando-me do que se tratava. Eu disse que poderia fazê-lo ganhar muito dinheiro e ele se levantou da cadeira. Enumerei minhas ideias e os requisitos que tinha para realizar essa ideia, bem como elas poderiam contribuir para o seu sucesso pessoal e do seu negócio. Ele me contratou no mesmo instante e prosperamos juntos por mais de vinte anos". Você quer causar interesse nas pessoas? Use o princípio 5: fale de coisas que interessem à outra pessoa.