10 de Agosto de 2017 -

Envergonhar a outra pessoa funciona?

por Rosana Furuyama

Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.

Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!

Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:

  • Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;

  • Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.

Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Terminamos a parte 3 do livro de Carnegie que tratou de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo em doze princípios:

  • A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;

  • Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";

  • Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente;

  • Comece conversas difíceis de maneira amistosa;

  • Consiga que a outra pessoa diga "sim, sim", imediatamente;

  • Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa;

  • Deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela;

  • Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa;

  • Seja receptivo às ideias e desejos da outra pessoa;

  • Apele para os motivos mais nobres;

  • Dramatize suas ideias;

  • Lance um desafio.

A Parte IV do livro é sobre "como mudar as pessoas sem ofendê-las nem deixá-las ressentidas" Já vimos quatro princípios:

  • Comece com um elogio;

  • Chame a atenção para os erros das pessoas de maneira indireta;

  • Fale sobre seus erros antes de criticar os das outras pessoas;

  • Faça perguntas em vez de dar ordens diretas.

"Evite envergonhar as outras pessoas".

Dale nos lembra que quando estamos bravos "cavalgamos furiosamente sobre os sentimentos dos outros, prosseguindo em nosso caminho, descobrindo faltas, fazendo ameaças, criticando uma criança ou um empregado diante de outros, sem nem mesmo considerar que ferimos a vaidade alheia".

Nestas páginas lemos sobre gerentes que precisavam mandar funcionários embora e procuravam fazer isso da maneira mais rápida possível, o que gerava ressentimento nos que estavam perdendo seu emprego. Porém, um empresário que Carnegie estuda começa a fazer diferente e a conversar melhor ao despedir seus colaboradores. A notícia é a mesma (ambos ficam desempregados) só que o resultado difere no caso em que o ser humano é valorizado e tratado com mais delicadeza. Na segunda situação as pessoas não se sentem desprezadas e se no futuro tiverem oportunidade voltarão a trabalhar naquele local.

Antes de continuar essa leitura escreva em um parágrafo como foi o dia que você foi mandado embora de um trabalho. Como foi a conversa e como você se sentiu? Somente depois de escrever sobre isso conclua a leitura deste artigo.

Não funciona envergonhar as pessoas. Muitas vezes funcionários excelentes são promovidos (isso já aconteceu aqui dentro do Você Aprende Agora) e quando assumem o novo posto não entregam a mesma qualidade do posto anterior. O que fazer nestes casos? Ajustar a tarefa para que o "peixe" seja responsável por "nadar", o "passarinho" seja responsável por "voar", etc. Além disso, dizer que você sabe que aquele erro ocorreu por falta de experiência em determinada área e não por falta de capacidade. "O que mais importa não é o que penso de uma pessoa, e sim o que ela pensa de si mesmo. Ferir a dignidade de um homem é cometer um crime". Por isso, my friend, siga o princípio 5: permita que a pessoa salve seu próprio prestígio.

1. Dale nos lembra que quando estamos bravos ___.

2. "Cavalgamos furiosamente sobre os sentimentos dos outros, prosseguindo em nosso caminho, descobrindo faltas, fazendo ameaças...". Segundo Dale, esse trecho revela qual a nossa atitude quando estamos ___.

3. Um empresário que Carnegie estuda começa a fazer diferente e a conversar melhor ao despedir seus colaboradores. A diferença é que ___.

4. Quando o ser humano é valorizado e tratado com mais delicadeza ao receber a noticia que será demitido as ___.

5. Dale defende que ___.

6. Muitas vezes funcionários excelentes são promovidos e quando assumem o novo posto não entregam a mesma qualidade do posto anterior. Por isso devemos ___.

7. Diga que cometeu tal erro por falta de experiência em determinada área e ___.

8. O que mais importa não é o que penso de uma pessoa, ___.

9. Ferir ___ de um homem é cometer um ___.

10. O princípio 5 é: ___.