20 de Setembro de 2018 -

Fazer somente o que eu gosto?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

Sugiro que você veja o conteúdo que precede este texto:

  • O bom é inimigo do ótimo;

  • Liderança de Nível 5;

  • Primeiro quem… depois o quê;

  • Enfrentar a verdade nua e crua;

  • O conceito do porco-espinho.

Na aula passada (assista as aulas na sequência no www.voceaprendeagora.com) discutimos sobre "fazer algo que você pode ser o melhor do mundo", "descobrir onde está o seu maior lucro" e "fazer o que te apaixona". Mas, como faço para descobrir onde está meu maior lucro?

Analisando com cuidado a sua receita e o seu lucro. Você não precisa estar num grande setor para se tornar uma empresa excelente. Collins diz que "as empresas que deixaram de ser boas para serem excelentes souberam chegar a profundos insights em relação à própria economia". Mas não bastava pensar somente no lucro. A paixão pelo que você faz também precisa existir.

Fazer somente aquilo que te apaixona é muito arriscado, mas é o que Collins diz que precisamos fazer. O autor defende que ao invés de gostarmos do que fazemos, precisamos fazer somente o que gostamos de fazer. "Só devemos fazer o que nos inspira paixão". Com isso, reunimos "melhor produto/serviço + melhor lucratividade + amor pelo que fazemos". Aí eu te pergunto, my friend: com que frequência você vê esses 3 pontos juntos em uma empresa?

Comente sua opinião, participe mais. Quero que você seja uma referência para outros alunos. Um abraço e see you next class!

1. Collins diz que "as empresas que deixaram de ser boas para serem excelentes souberam chegar a profundos insights em relação à própria ___".

2. A ___ pelo que você faz também precisa existir.

3. Fazer somente aquilo que te apaixona é ___, mas é o que Collins diz que precisamos ___.

4. O autor defende que ao invés de gostarmos do que fazemos, precisamos fazer somente o que ___.

5. "Só devemos fazer o que nos inspira ___".

6. Os 3 círculos se resumem em "melhor produto/serviço + ___ + amor pelo que fazemos".

7. Você não precisa estar em um ___ para se tornar uma empresa excelente.

8. Empresas excelentes focaram no ___.

9. Dib diz que com ___ conseguimos ser o melhor.

10. Além de fazer o que gostamos, precisamos ___.