29 de Agosto de 2022 -

Novos formatos de palestra

por Rosana Furuyama

Novos formatos de palestra.

A tecnologia nos permitiu, apresentar as nossas ideias, de diferentes formas. Hoje você tem palestras multisensoriais, que envolvem temperatura, cheiro no ambiente. Você tem palcos com telas gigantes. Você tem palestras simultâneas, em que a pessoa tem um fone, e um controle de canais, que ela pode trocar os canais, e ficar em um ambiente 360 graus, vendo diferentes palestras.

Você tem entrevista com imagens. Você tem uma palestra com aparição surpresa. Você conta a história da pessoa, e de repente ela aparece, para falar com a plateia. Você tem palestras sem plateia.

Podcasts que são estas entrevistas. Se você for fazer podcast, utilize um microfone contínuo, igual a este. Tem um microfone que corta ruídos. Ele é programado para ser ativado, somente quando você fala. Este microfone é ruim, porque ele tira o espontâneo. Ele tira o inesperado. Ele tira aquele "time to think". Aquele tempo para pensar. Essa respiração você entende, que estou tentando buscar uma informação. Se o mic corta isso, nós perdemos parte da espontaneidade. Se você for fazer um podcast, utilize microfones que fiquem gravando direto.

Se você for fazer uma live, que é uma gravação ao vivo com seu computador, em que você utiliza a câmera do seu computador, olhe para a câmera do seu computador. Embora você veja as pessoas nas telinhas ali embaixo, permaneça olhando para a câmera, para que você se conecte, com as pessoas que estão vendo você.

A atenção humana é muito frágil. Por isso, vamos ficar atentos, ao espírito de inovação. Existem diversas oportunidades, maravilhosas para fazer avançar, a grande arte de falar em público. Mas não vamos esquecer, que o conteúdo importa mais do que o estilo. No fim das contas, o que vale mesmo, é a ideia que você vai transmitir. E não como você irá transmiti-la.

Comente aqui: Qual é a ideia que você quer transmitir para esse mundo? Eu quero ler o seu comentário. Thank you very much. See you next ___!

1. ___ nos permitiu, apresentar as nossas ideias, de diferentes formas.

2. Palestras que envolvem temperatura, cheiro no ambiente, são conhecidas como: ___.

3. Uma palestra que a pessoa tem um fone, e um controle de canais, ficar em um ambiente 360 graus, vendo diferentes palestras, é conhecido como: ___.

4. Você conta a história da pessoa, e de repente ela aparece, para falar com a plateia. É conhecida como: ___.

5. Se você for fazer ___, utilize um microfone contínuo.

6. ___ é uma gravação ao vivo, em que você utiliza a câmera do seu computador ou celular.

7. Na live , olhe para ___ do seu computador ou celular.

8. A atenção humana é muito ___.

9. O ___ importa mais do que o ___.

10. O que vale mesmo, é a ideia que você vai ___.