16 de Agosto de 2018 -

O que faço com a verdade nua e crua?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

Nas aulas passadas vimos:

  • O bom é inimigo do ótimo;

  • Liderança de Nível 5;

  • Primeiro quem… depois o quê.

Hoje iniciamos um novo capítulo: enfrente a verdade nua e crua, mas não perca a fé. É simples, é fácil de entender, mas às vezes a gente tem dificuldade de colocar em prática. Nesse momento, por exemplo, eu preciso fazer isso! Preciso tomar uma decisão que estou adiando há um tempo…

Jim Collins mostra que não há nada de errado em perseguir uma visão de excelência. De fato, as empresas (e as pessoas!) que venceram também pensaram dessa forma. But… tem um detalhe: as empresas excelentes foram refinando continuamente o seu caminho enfrentando a dura realidade dos fatos. O que fazemos, então?

Precisamos valorizar a verdade. É preciso sonhar grande, mas também criar uma cultura em que as pessoas são ouvidas e onde a verdade prevalece sempre. Diz Collins que "liderar uma empresa da condição de boa à condição de excelente não significa trazer as respostas prontas". O autor explica que precisamos de humildade para reconhecer que não temos todas respostas. Onde encontramos as respostas? Fazendo as perguntas certas.

Precisamos enfrentar a verdade nua e crua, por mais que isso seja desconfortável. Ao invés de buscar culpados, devemos entender o problema e aprender para que aquilo não ocorra novamente. Com as pessoas certas ao seu lado, o aprendizado vale a pena!

Comente aqui uma verdade que doeu pra você, e que depois se transformou em um aprendizado. Um abraço e see you next class!

1. Enfrente a verdade nua e crua, mas ___.

2. Jim Collins mostra que não há nada de errado em perseguir uma ___.

3. Enfrentar a dura realidade dos fatos é o que ___ fazem.

4. Precisamos criar uma cultura em que as pessoas ___ e onde a ___ prevalece sempre.

5. Diz Collins que "liderar uma empresa da condição de boa à condição de excelente não significa trazer ___".

6. Precisamos de ___ para reconhecer que não temos todas respostas.

7. Precisamos enfrentar a verdade ___, por mais que isso seja desconfortável.

8. Devemos entender ___ e aprender para que aquilo não ocorra novamente.

9. Procure entender ___ e não ___.

10. Dib comenta que para sair do bom e ir para o ótimo devemos nos ___.