17 de Maio de 2018 -

O que os padrões tem a ver com as minhas decisões?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo para um resumo do que será apresentado a você neste texto.

Quem tem a capacidade de influenciar pessoas é reconhecido como líder e é isso que queremos que você seja, além de se comunicar in English. Nesta série estudamos um livro chamado "As Armas da Persuasão", escrito pelo PhD americano Robert Cialdini, o psicólogo social mais respeitado nos estudos de influência e persuasão nos dias de hoje. Nossa intenção é que você consiga convencer mais pessoas usando as armas da persuasão para o bem, e que também esteja preparado para não se deixar influenciar...

Apesar de sermos humanos e com capacidade de raciocínio (ou somos pura emoção?), temos uma tendência a seguir padrões. Cialdini mostra que "os padrões permitem ao indivíduo decidir por uma linha de ação correta sem ter que analisar, de forma minuciosa e completa, cada uma das outras informações da situação". Isso é bom?

A vantagem de seguir um padrão é que somos mais eficientes na tomada de decisão. "Ao reagir automaticamente a uma característica, o indivíduo poupa tempo, energia e capacidade mental". Se eu vejo o semáforo com a luz vermelha eu paro meu carro. Se eu o vejo com a luz verde, eu sigo em frente. Se alguém me convida para seu aniversário, é bem possível que eu também o convide para o meu. Porém, há desvantagens em seguir padrões.

A desvantagem de seguir padrões é que ficamos vulneráveis e quando consideramos somente uma informação podemos cometer erros. No caso do semáforo, seguir em frente sempre que a luz verde estiver acesa pode gerar uma morte, se estamos em uma cidade em que os condutores não respeitam as leis de trânsito (hello, Brazil!). Se você convidar todas as pessoas que te convidaram, pode ser que sua casa fique pequena para o número de convidados, ou, pior ainda, que você coloque dentro da sua casa alguém que você não goste!

Vamos estudar cada uma das Armas da Persuasão apresentadas por Cialdini. Você irá perceber o quanto as empresas, seus melhores amigos, sua família e você usam essas técnicas. Conhecimento é poder e é fundamental que você use para o bem tudo que está aprendendo aqui. Quando você quer convencer alguém, o que você faz? Comente aqui e vamos para o próximo capítulo, onde veremos a primeira arma, chamada de…

Um abraço e see you next class!

1. Quem tem a capacidade de ___ é reconhecido como líder.

2. Apesar de sermos humanos e com capacidade de raciocínio (ou somos pura emoção?), temos uma tendência a seguir ___.

3. A vantagem de seguir um padrão é que somos mais eficientes na ___.

4. A desvantagem de seguir padrões é que ___ e quando consideramos somente uma informação podemos cometer erros.

5. os padrões permitem ao indivíduo decidir por uma linha de ação correta ___, de forma minuciosa e completa, cada uma das outras informações da situação.

6. Ao ___ a uma característica, o indivíduo poupa tempo, energia e capacidade mental".

7. Começamos a estudar hoje as "___".

8. Cialdini, comenta que há ___ em seguir padrões.

9. Quando consideramos somente ___ podemos cometer erros.

10. É uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. Chamamos de ___.