24 de Maio de 2018 -

Como uso a reciprocidade para convencer alguém?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo para um resumo do que será apresentado a você neste texto.

Quem tem a capacidade de influenciar pessoas é reconhecido como líder e é isso que queremos que você seja, além de se comunicar in English. Nesta série estudamos um livro chamado "As Armas da Persuasão", escrito pelo PhD americano Robert Cialdini, o psicólogo social mais respeitado nos estudos de influência e persuasão nos dias de hoje. Nossa intenção é que você consiga convencer mais pessoas usando as armas da persuasão para o bem, e que também esteja preparado para não se deixar influenciar…

Reciprocity. Essa é a primeira arma da persuasão. Diz Cialdini que "de acordo com sociólogos e antropólogos, uma das normas mais generalizadas e básicas da cultura humana está corporificada na regra da reciprocidade. Ela requer que uma pessoa tente retribuir, na mesma moeda, o que outra pessoa lhe forneceu". Presente em todos os livros sagrados, a lei do "plantio e da colheita" parte deste princípio. Se eu quero algo, primeiro preciso oferecer.

A reciprocidade faz com que os relacionamentos sejam cultivados e as pessoas pensem no longo prazo. "Faça aos outros o que você gostaria que fizessem com você", sua mãe (e a minha também!) disse a você quando você estava crescendo. "É dando que se recebe" é outra frase que escutamos com frequência. Tudo isso é lindo, até que pessoas começam a usar este princípio com segundas intenções…

Há um perigo na reciprocidade. Quando uma empresa ou alguém nos oferece algo, nossa capacidade de discernimento diminui. Robert comenta que "para se livrar da sensação desagradável de dívida, um indivíduo muitas vezes concorda com um pedido maior do que aquele que recebeu". Você já fez um favor contra sua vontade, somente para retribuir uma gentileza? Como você se sentiu?

O líder está mais preocupado em servir do que em receber vantagens. Ocupe-se em servir, pense nas diferentes maneiras de ajudar as pessoas que você convive. Se não houver reciprocity, no problem! Pense no longo prazo e comente aqui: qual a maior prova de reciprocidade que você já viu ou ouviu falar?

Um abraço e see you next class!

1. ___ essa é a primeira arma da persuasão.

2. Uma das normas mais generalizadas e básicas da cultura humana está corporificada na regra da ___.

3. Em todos os livros sagrados, é muito falado sobre a lei "___".

4. Se eu quero algo, primeiro preciso ___.

5. Os relacionamentos serão cultivados e as pessoas pensarão no longo prazo, se houver a ___.

6. O líder está mais preocupado em ___ do que em receber vantagens.

7. Há um perigo na reciprocidade, quando retribuímos com a sensação ___.

8. É dando que se ___.

9. Ocupe-se em servir, pense nas diferentes maneiras de ajudar as pessoas que você convive, esse é o perfil de ___.

10. Ela requer que uma pessoa tente retribuir, ___, o que outra pessoa lhe forneceu".