13 de Maio de 2021 -

Por que tentamos controlar tudo?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! Por que tentamos controlar tudo?

Essa é uma forma da gente lidar com a ansiedade. A gente quer controlar tudo porque se eu controlo tudo nada de ruim acontece. Será?

Se você sabe que tem tudo sob controle por que se preocupar? Mas, em vez de se concentrar em administrar a sua ansiedade você tenta controlar o ambiente ao seu redor. O desejo de consertar tudo pode também vir de uma espécie de complexo de super-herói. Costumamos ficar presos à crença errônea de que se nos esforçarmos o bastante tudo vai ficar do jeito que queremos. E em vez de delegar uma tarefa para algum colega ou confiar que algum companheiro vai cuidar bem das plantas nós tomamos frente e fazemos tudo porque a gente pensa que a pessoa não vai desempenhar aquilo de uma forma correta.

E essa forma de agir é explicada na psicologia como lócus de controle. Tem o lócus de controle externo que são as pessoas que imaginam que o destino já está traçado que o mundo que vai definir o que vai acontecer comigo e as pessoas que tem o lócus de controle interno, que dizem: "Tudo depende de mim". "Se eu fizer o que eu tenho que fazer, irei conseguir".

Na verdade, pessoas com um grande senso de controle se tornam grandes presidentes de empresas por acreditarem em sua capacidade de fazer diferença. Médicos também gostam de ter pacientes com forte lócus de controle interno porque fazem todo o possível para tratar e evitar doenças. Mas há também aspectos negativos… em acreditar que você pode controlar tudo.

Você pode controlar tudo? O ideal é a gente ter um lócus de controle duplo. Interno, para as coisas que nós podemos fazer e que estão ao nosso alcance. Externo, para entender que muitas coisas não dependem de nós.

Comenta aqui uma coisa que te deixa ansioso.

1. Lidamos com ___ , tentando controlar tudo.

2. O desejo de consertar tudo, vem do complexo ___.

3. É tentar ___, pensar que a pessoa não vai desempenhar aquilo de uma forma correta.

4. Tentar controlar tudo, também é conhecido como ___.

5. Pessoas que imaginam que o destino já está traçado, são as que tem ___.

6. "Tudo depende de mim", são pessoas com ___.

7. Felipe comenta que o ideal é termos ___.

8. Lócus de controle externo: ___

9. Lócus de controle interno: ___.

10. O lócus de controle determina como você enxerga ___.