01 de Março de 2018 -

Quero ter mais oportunidades. O que devo fazer?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.

Neste texto trataremos da primeira parte do livro (são 4 no total), que expõe paradigmas e princípios. Covey menciona alguns desafios que enfrentamos:

  • Medo e insegurança;

  • Imediatismo;

  • Culpa e vitimismo;

  • Desesperança;

  • Falta de equilíbrio;

  • Ânsia de ser compreendido;

  • Conflito e diferenças.

Stephen Covey escreve de uma forma tranquila, contando histórias de sua esposa e filhos, e também casos em que teve dificuldades no trabalho. Diz que a natureza humana é feita de 4 dimensões (corpo, mente, coração e espírito) e começa a puxar nossa reflexão para a forma como tratamos cada uma delas.

Corpo: a tendência é buscarmos remédio e cirurgias, mas o princípio é prevenir doenças alinhando nosso estilo de vida a princípios de saúde.

Mente: a tendência é assistirmos vídeos e redes sociais para termos distração, mas o princípio é lermos e buscarmos uma formação contínua.

Coração: a tendência é usarmos relacionamentos para projetar nossos próprios interesses, mas o princípio que traz realização e bem-estar é servir o outro.

Espírito: a tendência é não acreditarmos que existe algo além daqui, mas o princípio que traz as coisas positivas é a presença de Deus.

O autor propõe uma mudança "inside-out", aquela que vem de dentro (de nós mesmos!) pra fora e traz uma frase de Aristóteles que diz que "somos o que repetidamente fazemos e, portanto, a excelência não é um ato, e sim um hábito". Stephen defende que precisamos melhorar constantemente nossa "capacidade de produção", para que tenhamos cada vez mais oportunidades. Diz também que formar bons hábitos (e eliminar os maus hábitos) requer esforço. Quais hábitos você quer eliminar da sua vida? Comente aqui se você enfrenta algum desafio que o autor descreveu. Você já percebeu que seu esforço tem valido a pena, my friend.

Um abraço e see you next class!

1. Covey diz que nossa natureza humana é feita de 4 dimensões: ___.

2. Covey comenta que devemos prevenir doenças alinhando nosso ___ a princípios de ___.

3. Para Covey, devemos tratar a nossa mente ___ e buscando uma ___.

4. O que traz bem-estar é ___. Quem da sua família está sempre fazendo isso?

5. Em relação ao espírito, Covey diz que o princípio que traz as coisas positivas é a presença de ___.

6. Aristóteles diz que a ___ é ___.

7. Para que tenhamos cada vez mais ___, devemos melhorar a nossa ___.

8. Covey menciona alguns desafios que enfrentamos, como: ___, ___ e ___.

9. Dib comenta que em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de ___ a longo prazo é ___.

10. O livro que iniciamos hoje foi escrito por ___ e traz ___.