08 de Março de 2018 -

Qual o primeiro hábito para sua vitória?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.

Hoje iniciamos nosso estudo sobre os hábitos que trazem "vitória pessoal", de acordo com o autor deste clássico. O Hábito 1 é: seja proativo.

Covey conceitua o modelo reativo, que é reagir ao que nos acontece. Se alguém me pergunta algo, eu respondo. Se começa a chover, eu fecho a janela. Se a grama fica seca, eu despejo um pouco de água para animá-la. Após mostrar a imagem de um quadro escrito "estímulo - resposta", o autor fala sobre o modelo proativo, aquele em que nos coloca como donos de nossa vida, independente de alguém perguntar ou de estar chovendo.

"Pessoas altamente proativas não culpam circunstâncias e o seu comportamento é um produto de uma escolha consciente, baseada em valores". Para facilitar nosso entendimento, o autor faz uma tabela apresentando as duas formas de pensar (reativo e proativo), e quero que você identifique quais frases pertencem a cada perfil:

Não há nada que posso fazer.

Vamos ver nossas alternativas.

Esse é o meu jeito.

Posso buscar uma abordagem diferente.

Ele me irrita.

Controlo minhas emoções.

Eles não permitem isso.

Posso fazer uma apresentação convincente.

Tenho que fazer isso.

Vou buscar uma resposta apropriada.

Não posso.

Eu escolho.

Você percebeu que ser proativo irá trazer benefícios para os seus relacionamentos e para sua carreira acadêmica e profissional. Porém, sabemos que o mais importante é colocar em prática o que você tem aprendido aqui. Faça uma lista (comente aqui, se puder) das vezes que você disse "não" hoje, e das vezes que você decidiu ser proativo. Qual foi o resultado de cada postura essa semana pra você?

Um abraço e see you next class!

1. O Hábito 1 é: ___. Esse hábito pede para que você ___.

2. Covey diz que o ___ sempre espera. Você conhece alguém assim?

3. Pessoas altamente ___ não culpam circunstâncias e o seu comportamento é um produto de uma escolha ___, baseada em valores.

4. Se começa a chover, eu fecho a janela. Essa é uma atitude ___. Eu molho a grama todos os dias para que ela fique verde, e isso é uma ação ___.

5. Os primeiros ___ das pessoas altamente eficazes trazem a ___.

6. As pessoas proativas agem de acordo com ___.

7. Pessoas proativas costumam ___.

8. "Eu posso criar", disse uma pessoa ___.

9. "Se me pedirem eu faço com o maior prazer", disse uma pessoa ___.

10. Vimos a diferença entre o ___ e o ___. Qual deles você é quando está em casa?