26 de Abril de 2018 -
Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.
Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.
Já estudamos 6 Hábitos que te fazem mais eficaz:
Hábito 1: seja proativo;
Hábito 2: comece com um objetivo em mente;
Hábito 3: coloque as primeiras coisas primeiro;
Hábito 4: pense ganha/ganha;
Hábito 5: procure primeiro entender, para depois ser entendido;
Hábito 6: crie sinergia.
Hoje estudamos o último hábito proposto por Covey e, coincidentemente (ou não?), o autor finaliza com uma metáfora. Hábito 7: afiar o machado.
No início do capítulo temos um diálogo entre duas pessoas. Uma está exausta tentando cortando uma árvore há cinco horas e a outra pergunta por que ele não afia o machado. "Não tenho tempo de afiar… estou muito ocupado cortando". O que o autor quer ensinar com essa história?
O Hábito de hoje é o que permite a execução dos outros 6 que já vimos nas aulas passadas. É o que preserva e melhora o maior ativo que você tem. Qual o maior ativo que você tem? Você mesmo, my friend! Você é o que há de mais importante na sua vida, e para isso você precisa dedicar tempo para o seu aprimoramento.
Covey divide o aprimoramento (que ele chama de renovação) em 4 áreas: física, emocional, espiritual e mental. O que fazer em cada uma delas?
Física: exercitar-se, nutrir-se, controlar o stress;
Emocional: servir, criar sinergia;
Espiritual: esclarecer valores, estudar, meditar;
Mental: ler, visualizar, planejar, escrever.
"Sharpen the saw" (afiar o machado) é reconhecer que precisamos melhorar a cada dia. É entender que somos mais felizes quando buscamos melhorar, aprender, fazer… O que você quer fazer diferente hoje? Comente aqui o que você faz para afiar seu machado. Um abraço e see you next class!