19 de Abril de 2018 -

Sinergia? Que hábito é esse?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.

Já estudamos 5 Hábitos que te fazem mais eficaz:

Hábito 1: seja proativo;

Hábito 2: comece com um objetivo em mente;

Hábito 3: coloque as primeiras coisas primeiro;

Hábito 4: pense ganha/ganha;

Hábito 5: procure primeiro entender, para depois ser entendido.

Hoje estudamos o Hábito 6: criar sinergia. Sinergia significa ação ou esforço simultâneos, e também é sinônimo para cooperação e trabalho associado.

Covey diz que a essência da sinergia está em valorizar as diferenças, respeitar as divergências "construindo nas fortalezas e compensando nas fraquezas". Diz o autor que quando comunicamos com sinergia estamos abrindo a mente e o coração a novas possibilidades, novas alternativas.

Os níveis de comunicação apresentados neste livro estão baseados na confiança e na cooperação. Quando não há estes dois pontos em uma comunicação, estamos na "defensiva", e um dos dois lados irá perder, pois a mentalidade é "perde/ganha". No momento em que há confiança e que também há cooperação, evoluímos para um nível de comunicação que torna-se respeitosa e sinergética. Se há sinergia, os dois lados ganham.

Sinergia é a conexão que precisamos buscar em nossos relacionamentos. Para haver conexão precisamos fazer mais pela pessoa que queremos atrair, pensar em como essa pessoa irá ficar satisfeita e entender o seu ponto de vista. Comente aqui um momento em que você criou sinergia com alguém. Conte também sobre uma situação em que não houve conexão. Por que isso aconteceu? Na próxima aula falaremos do último Hábito (algum palpite?) desse clássico de Stephen Covey. Um abraço e see you next class!

1. A ___ é um esforço simultâneo. Algo feito em ___.

2. Sinergia é ___, ___.

3. Covey diz que a essência da ___ está em valorizar as ___, respeitar as ___.

4. Diz o autor que quando comunicamos com sinergia estamos abrindo ___ e ___ a novas possibilidades.

5. Os níveis de comunicação apresentados neste livro estão baseados na ___ e ___.

6. Com confiança e cooperação a comunicação torna-se ___ e ___.

7. Devemos nos fortalecer ___ e nos apoiar ___.

8. Um relacionamento com ___ é aquele que há ___.

9. Para haver ___ precisamos fazer mais ___. Se quero atrair alguém, preciso entender ___.

10. Dib comenta que a combinação da conta emocional alta, pensar ganha-ganha, procurar entender ___, cria o ambiente ___.