28 de Julho de 2022 -

Como controlar o medo

por Rosana Furuyama

Como controlar o medo na sua apresentação? Como controlar o medo na sua palestra?

Temos algumas estratégias. O medo é o maior incentivador para que você se prepare. Está sentindo medo? Está se sentindo inseguro? Prepare-se. Capriche na preparação. Deixar o seu corpo ajudar. Há uma série de coisas importantes a fazer, que ajudam a contornar a descarga de adrenalina.

Estratégias para se acalmar: 1- Respirar. Respirar fundo, como na meditação. O oxigênio acalma. Você pode fazer isso até na plateia, enquanto aguarda a sua chamada. Inspire fundo, e deixe o ar sair devagar. Breathe in, breathe out. Eu tenho duas filhas pequenas, e eu peço para elas respirarem quando estão nervosas.

Uma outra estratégia para acalmar. 2- Beber água. Beba bastante água. "Mas me dá vontade de fazer xixi" No problem. Go to the toilet. Faça xixi e hidrate-se.

 3- Alimentar-se. Alimente-se bem, com coisas nutritivas.

4- Procurar amigos na plateia. No começo da palestra, procure rostos que lhe pareçam simpáticos. Se encontrar três ou quatro em pontos diferentes da plateia, dirija a eles a sua palestra. Olhando de um para outro.

5- Ter um Plano B. Mantenha anotações no bolso, ou em alguma tela, para que você possa recorrer, a elas, caso você precise. Concentre-se no que você está dizendo. Monica Lewinsky. "This is very important". Aquilo que ela estava dizendo, era muito importante para ela e para as pessoas. O nervosismo, o medo, não podiam ser maior do que a vontade, de transmitir aquelas ideias.

Dale Carnegie fala assim: When people are asked what their greatest fear is, the most frequent response is dying. And the second most frequent is speaking in public. But this is a fear that can easily be overcome. Não se trata de você, mas da ideia pela qual você tem paixão. Sua tarefa é estar ali a serviço da ideia. Você vai dar as suas palavras de presente a alguém. Controle o medo. Prepare-se. Respire. Beba água. Coma bem. Lembre-se do motivo que levou você, até aquele palco.

Comenta aqui o que você faz, para lidar com o medo, com o nervoso. Thank you very much. See you next ___!

1. ___ é o maior incentivador para que você se prepare.

2. ___, como na meditação. O oxigênio ___.

3. Beba bastante ___.

4. Alimente-se bem, com coisas ___.

5. No começo da palestra, procure rostos que lhe pareçam ___.

6. Se encontrar três ou quatro ___ na plateia, dirija a eles a sua palestra.

7. Mantenha ___ no bolso, ou em alguma tela.

8. ___, ___, não podem ser maiores do que a vontade, de transmitir aquelas ideias.

9. Quando se pergunta às pessoas qual é o seu maior medo, a resposta mais frequente é ___.

10. Quando se pergunta às pessoas qual é o seu maior medo, a segunda resposta mais frequente é ___.