27 de Maio de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: Como fazer amigos e influenciar pessoas, escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Você já leu nos artigos anteriores que para lidar bem com as pessoas não deve criticá-las, deve apreciar honestamente suas qualidades e despertar um forte desejo em quem você conhece. Também viu dois princípios que fazem com que as pessoas gostem de você: se interessar pelas pessoas, sorrir e lembrar o nome delas. Dale comenta que consideramos nosso nome o som mais doce que podemos ouvir. Agora vamos para o princípio 4.
"Um modo fácil de ser um bom conversador".
Contando histórias reais Carnegie vem mostrando diferentes exemplos em que o interesse pelo outro gerou uma conexão entre as pessoas. Diz que "não há mistério acerca dos sucessos nos assuntos comerciais. Atenção exclusiva para a pessoa que lhe estiver falando é muito importante. Nada mais tão lisonjeador como isso". Perceba que o autor está dizendo que precisamos dar atenção a quem está falando.
"Muitas pessoas deixam de causar uma boa impressão porque não ouvem atentamente. Grandes homens disseram-me que preferem bons ouvintes a bons faladores, mas a habilidade de ouvir parece mais rara do que qualquer outra boa maneira". Por que temos dificuldade em ouvir?
Paper and pen please, antes de continuar essa leitura. Escreva o nome de três pessoas que você gosta de conversar e ao lado dos nomes o porquê de você gostar de conversar com elas.
Um dos presidentes mais importantes da história dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, disse que queria apenas um ouvinte amigo e simpatizante com quem pudesse descarregar-se. Eis o que todos nós queremos quando estamos preocupados. É isso que, frequentemente, todos os fregueses irritados querem, bem como o empregado mal satisfeito ou o amigo magoado. O que então as pessoas querem?
"Para ser interessante, seja interessado. Faça perguntas a que outro sinta prazer em responder. Incite-o a falar sobre si mesmo e sobre seus assuntos prediletos. Sua dor de dente significa mais para ele que a fome na China que mata um milhão de pessoas!" Admiramos pessoas que falam bem e estamos sempre buscando maneiras de melhorar nossa oratória. Dale pensa que devemos melhorar outro ponto! O princípio 4 diz: seja um bom ouvinte, incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas.