27 de Maio de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". A partir deste texto estudaremos um dos maiores best-sellers de nossa história: Como fazer amigos e influenciar pessoas, escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
O livro começa tratando de técnicas para lidar com as pessoas e o autor aconselha que "se quer tirar mel, não espante a colmeia". Dale diz que a crítica é fútil, porque coloca um homem na defensiva, e, comumente, faz com que ele se esforce para justificar-se. Ele diz que "a crítica é perigosa, porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento.
Carnegie conta que Benjamin Franklin (um dos homens mais importantes na história americana) foi descontrolado em sua juventude mas tornou-se tão diplomata, tão hábil no lidar com as pessoas, que foi nomeado embaixador americano na França. O segredo de seu sucesso? "Não falarei mal de nenhum homem, e falarei tudo de bom que eu souber de cada pessoa". Diz o escritor que qualquer idiota pode criticar, condenar e queixar-se e que a maioria deles faz isso.
E você? Antes de continuar essa leitura pegue um papel e uma caneta (à moda antiga mesmo) e escreva o nome de três pessoas. Escreva também um elogio para cada uma dessas pessoas. Com isso feito, vamos para o último parágrafo desse texto.
Em lugar de condenar os outros, procuremos compreendê-los. Procuremos descobrir por que fazem o que fazem. Essa atitude é muito mais benéfica e intrigante do que criticar; e gera simpatia, tolerância e bondade. O princípio 1 de "Como fazer amigos e influenciar pessoas" é: não critique, não condene, não se queixe.