27 de Maio de 2017 -

Qual o segredo de tratar com as pessoas?

por Felipe Dib

Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Este é o segundo artigo de um dos maiores best-sellers de nossa história: Como fazer amigos e influenciar pessoas, escrito por Dale Carnegie em 1937.

Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!

No artigo anterior falamos do princípio 1 para lidar com as pessoas: não criticar, não condenar, não se queixar. Dando sequência às técnicas para lidar bem com as pessoas, o autor diz que "uma das virtudes mais negligenciadas no nosso dia-a-dia é a valorização". Comenta que ás vezes, por algum motivo, descuidamos de fazer um elogio a um filho ou uma filha quando nos apresentam suas boas notas, e deixamos de incentivar nossas criança quando, pela primeira vez, fazem um bolo ou constroem uma gaiola de passarinho (eu nunca fiz um bolo e nem uma gaiola de passarinho. Você já?). Carnegie diz que precisamos valorizar as pessoas e suas atitudes, e saber a diferença entre "elogio" e "bajulação".

A diferença entre elogio e a bajulação? É simples. Um é sincero e a outra é falsa. Um vem do coração; a outra da boca para fora. Um é altruísta; a outra é egoísta. Um é universalmente admirado; a outra universalmente condenada.

Antes de continuar a leitura pegue um papel e uma caneta, please. Escreva uma situação em que você viu alguém "puxar o saco" de uma pessoa e escreva o porquê você não gostou.

"Deixemos de pensar em nossas qualidades, em nossos desejos. Descubramos as qualidades boas de um outro homem. Esqueçamos então a bajulação. Façamos um honesto e sincero elogio e as pessoas prezarão suas palavras, guardando-as e repetindo-as durante toda a vida - repetindo-as anos depois, quando você já as tiver esquecido". Temos sempre à nossa disposição a liberdade de ver o lado positivo ou negativo das pessoas. O princípio 2 é: aprecie honesta e sinceramente.

1. O princípio 1 para lidar com as pessoas é ___.

2. Dando sequência às técnicas, o autor diz que ___.

3. Dale Carnegie diz que precisamos ___.

4. Dale Carnegie diz que precisamos valorizar as pessoas e suas atitudes, e saber a diferença entre ___.

5. A diferença entre elogio e a bajulação é ___.

6. O princípio 2 é ___.

7. Um é altruísta; a outra é egoísta. Diferença entre ___.

8. Temos sempre à nossa disposição a liberdade de ver ___.

9. Deixemos de pensar em nossas ___, em nossos ___.

10. As pessoas prezarão suas palavras, guardando-as e repetindo-as durante toda a vida. Para isso ___.