06 de Julho de 2017 -

Como motivo meus funcionários, minha equipe, minha família?

por Rosana Furuyama

Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.

Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!

Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:

  • Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
  • Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.

Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Iniciamos a parte 3 do livro de Carnegie que trata de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo e já estudamos onze princípios:

  • A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
  • Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";
  • Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente;
  • Comece conversas difíceis de maneira amistosa;
  • Consiga que a outra pessoa diga "sim, sim", imediatamente;
  • Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa;
  • Deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela;
  • Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa;
  • Seja receptivo às ideias e desejos da outra pessoa;
  • Apele para os motivos mais nobres;
  • Dramatize suas ideias.

Nesse momento do nosso estudo imagino que você esteja se perguntando o que mais pode ser feito para melhorar nossa habilidade em conquistar as pessoas a pensarem do seu modo. Agora veremos o último princípio deste capítulo! Diz o autor: "Quando tudo falhar, experimente isto".

A competição nos faz sermos melhores e mais eficientes. Até agora vimos bastante sobre a cooperação (essencial para a harmonia entre as pessoas) e nesse momento veremos um pouco sobre os benefícios da competição, que nos desafia a apresentar melhores resultados. Carnegie conta de um empresário que aumentou a produção de sua empresa estimulando a competição entre as equipes que estavam em sua fábrica. Disse Charles Schwab que o meio para conseguir a realização é estimular a competição. Comentou que não prega isso como um meio sórdido de ganhar mais dinheiro, mas como desejo de superação do ser humano.

"O desejo de superar! O desafio! Vencer o competidor! Um meio infalível de apelar para os homens de espírito". Antes de continuar esta leitura, escreva aqui um momento da sua vida em que você se superou. Escreva sobre a superação e também sobre os motivos que te incentivaram a ir mais longe. Continue a leitura somente depois de escrever sobre isso.

Dale também comenta sobre o medo. Precisamos enfrentá-lo. "Haverá maior desafio que possa ser lançado ao homem, senão a oportunidade de vencer seu próprio medo?". Para diminuir nosso medo precisamos confrontar as situações desconfortáveis que nos aparece. Aquelas que ficamos deixando pra depois, you know?

Frederic Herzberg - especialista em comportamento humano - diz que "o fator mais importante que motivava os homens era o próprio trabalho. Se o trabalho era excitante e interessante, o trabalhador empenhava-se nele e sentia-se motivado a realizar um bom serviço". Complementa Carnegie que toda pessoa quer uma oportunidade para provar seu valor, para sobrepujar, para vencer. O desejo de sentir-se importante é o que motiva as pessoas. Por isso, o princípio 12 e que encerra este capítulo, é: lance um desafio.

1. A competição nos faz sermos ___ e ___.

2. A competição, nos desafia a apresentar ___.

3. Disse Charles Schwab que o meio para conseguir a realização é estimular a ___.

4. Charles Schwab, comentou que ao estimular a competição entre equipes, aumenta o desejo de ___.

5. Dale também comenta sobre o medo. Precisamos ___.

6. Para diminuir nosso medo precisamos ___ as situações desconfortáveis que aparecem.

7. Frederic Herzberg - especialista em comportamento humano - diz que "o fator mais importante que motivava os homens era ___.

8. Carnegie diz que toda pessoa quer uma oportunidade para ___.

9. o que motiva as pessoas é ___.

10. O princípio 12 é: ___.