05 de Março de 2021 -

Como perceber se eu estou sendo manipulado?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! Como saber se eu estou sendo manipulado?

Às vezes a gente se pergunta se as pessoas estão abusando da nossa boa vontade. Ou se as pessoas estão nos manipulando. Eu vou começar essa aula com uma frase de Dale Carnegie.Quando odiamos nossos inimigos estamos dando a eles poder sobre nós. Poder sobre nosso sono, poder sobre nosso apetite. Poder sobre nossa pressão sanguínea, sobre nossa saúde e a nossa felicidade.

Pessoas mentalmente fortes não abrem mão do seu poder. Não abrem mão do controle da sua própria vida. Então o nosso primeiro passo nessa reflexão é:

Ao invés de pensar que as pessoas estão me manipulando eu preciso refletir se eu estou permitindo que elas façam isso comigo. Vou ler algumas frases pra você.

Você se sente profundamente ofendido por qualquer crítica.

Você diz e faz coisas das quais você se arrepende depois.

Você mudou seus objetivos por causa da opinião de outras pessoas.

Seu dia pode ser bom ou ruim dependendo do comportamento de outras pessoas.

Quando os outros usam a chantagem emocional para convencer você a fazer alguma coisa você acaba cedendo mesmo que você não queira.

Você se esforça demais para assegurar que outras pessoas te vejam de um modo positivo porque grande parte da sua autoestima depende da maneira como os outros enxergam você.

Você tem dificuldade para estabelecer limites mas depois fica ressentido porque as pessoas tomam o seu tempo e a sua energia.

Você guarda rancor quando alguém te ofende ou te magoa.

Essas frases se encaixam com a gente algumas vezes. E o que nós precisamos fazer para ter mais força mental é primeiro saber dos nossos valores. Quais são os meus valores? Eu sou uma pessoa que não gosto de fazer mal para os outros. Sou uma pessoa que não desrespeito as outras pessoas. Sou uma pessoa que respeito os limites. Então, a partir de hoje eu vou começar a também estabelecer os meus limites para que as pessoas não abusem da minha boa vontade. Eu vou começar a valorizar a forma como eu me sinto em relação a mim e não como as pessoas vão se sentir se eu disser "sim" ou "não" a cada uma delas.

Lembre-se: Pessoas mentalmente fortes não abrem mão do seu poder. Você tem o poder sobre a sua vida. Você tem a autoridade sobre as suas atitudes. Comenta aqui sobre uma situação em que você disse "sim" querendo dizer "não". Eu tenho uma coleção delas.

Comente suas respostas para ganhar medalhas + pontos e subir no Ranking!

Para aprender mais rápido, receber Certificado reconhecido pela Georgetown University e falar direto comigo seja VIP AQUI: www.voceaprendeagora.com/seja-vip

Um abraço e see you next class,

Felipe Dib.

1. Quando odiamos nossos ___ estamos dando a eles poder sobre nós.

2. Não abrem mão do controle da sua própria vida. Exemplos de pessoas: ___.

3. ___ podem ter o poder sobre nosso sono, poder sobre nosso apetite.

4. Seu dia pode ser bom ou ruim dependendo do comportamento de outras pessoas.

5. Estabeleça limites para que as pessoas não abusem da ___.

6. Para ter mais força mental, precisamos saber ___.

7. Você se sente profundamente ofendido por qualquer crítica. Exemplo de: ___

8. Falsificação da realidade que busca induzir alguém a pensar de determinada forma: ___

9. Sua autoestima depende da maneira como os outros enxergam você. ___.

10. Guardar rancor quando alguém te ofende ou te magoa. Uma atitude: ___.