26 de Abril de 2022 -

Como ser claro em minha palestra?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend!

Como ser claro na minha palestra?
Qual é a ideia exata, que você quer inserir na mente dos seus ouvintes?
O que você quer que eles levem para casa?

Há muitas maneiras de intrigar os ouvintes, e convidá-los a acompanhar o palestrante em sua viagem. Mas quando sabe aonde você quer chegar, o público sente muito mais facilidade, para acompanhar seu trajeto. Como definir sua linha mestra? Saber o máximo possível sobre a plateia. Quem são essas pessoas? Qual é o nível de informação delas? O que elas esperam? Com o que elas se importam? Sobre o que os outros já falaram?

Só se pode dar de presente uma ideia, a mentes preparadas para recebê-la. O jeito errado de você se apresentar, é incluir todos os fatos que você acha que precisa dizer, e depois reduzir o tempo dedicado a cada um. O jeito certo é diminuir a gama de assuntos abordados. Reduzindo-a a um fio único e coeso. Você cobrirá menos pontos, mas o impacto será maior.

Don't make the almost universal mistake, of trying to cover too much ground, in a brief talk. Just take one or two points of a subject, and try to cover that adequately. You'll be fortunate if you can do that, in the short speeches that are necessitated, by the time schedule of most courses. Determine your subject a week in advance, so that you'll have time to think it over, in odd moments.

Fale sobre o que você conhece. Fale sobre o que conhece e ama de todo o coração. Eu quero ouvir você falar, sobre o assunto mais importante da sua vida. Não quero que você fale sobre uma novidade, sobre algo que você ouviu e achou interessante. Fale sobre aquilo que realmente importa para você. Fale sobre menos assuntos, mas dê profundidade ao que você falar.

Sobre o que você gostaria de falar na sua palestra? Comenta aqui. Quem sabe tem alguém que quer contratar a sua palestra.

Thank you very much. See you next ___!

1. Só se pode dar de presente ___, a mentes preparadas para ___.

2. Não reduza o tempo dedicado para os fatos ___.

3. Ao se apresentar, diminua a gama de ___.

4. Reduzindo os assuntos abordados, você cobrirá ___, mas o impacto ___.

5. Fale sobre o que __ e ___ de todo o coração.

6. Fale sobre o assunto mais ___.

7. Fale sobre algo que você ouviu e achou ___.

8. Fale sobre menos ___, mas dê ___ ao que você falar.

9. Reduza os assuntos a um ___ e ___.

10. Determine seu assunto com ___ de antecedência.