18 de Fevereiro de 2021 -

Estratégias de leitura BNCC

por Rosana Furuyama

Hello, my friend!

Que alegria ver você aqui melhorando seu inglês e abrindo novas oportunidades para o seu trabalho, estudo, relacionamentos e viagens! Nossa missão é ver você speaking English e sendo Líder por onde você for!

Comente suas respostas para ganhar medalhas + pontos e subir no Ranking!

Para aprender mais rápido, receber Certificado reconhecido pela Georgetown University e falar direto comigo seja VIP AQUI: www.voceaprendeagora.com/seja-vip

Um abraço e see you next class,

Felipe Dib.

Transcrição da aula: Estratégias de leitura BNCC

Olá, meu amigo! Bem-vindo a mais uma aula. Eu amo ver você aqui. Hoje nós estudamos, reading strategies (estratégias de leitura). Como você lê algo, e pega os sinais, de imagens, de palavras, de expressões. Como você entende, coisas que são implícitas, quando você lê algo? Sabe, às vezes, nós estamos lendo um texto, e a mensagem, está por trás das palavras. Hoje, nós vamos aprender, como fazer isso. Mas, antes de nós começarmos, a primeira coisa que eu te peço é: Organize o seu lugar. Sente-se confortavelmente. Você pode organizar sua cadeira agora. Sente-se confortavelmente. Estável. Organize a sua mesa. Pegue caneta. Papel. Vídeo-aulas são muito boas, porque você pode pausar o vídeo. Você pode escrever tudo. E eu incentivo você, a copiar tudo que você vê aqui. Escreva no seu caderno. Comente suas dúvidas aqui. Quanto mais você participa, mais oportunidades você tem. Uma outra coisa importante, essencial de fazer é isolar distrações. E essa é a maior distração, que eu tenho na minha vida. Então, flight mode (modo avião). Eu não recebo notificações, eu não recebo chamadas, eu não recebo mensagens. Eu estou focado na nossa aula. E eu peço a você para fazer o mesmo. Organize sua mesa, caneta, papel, modo avião, isole barulho. Se você puder, feche a porta. Feche a janela. Diga a todos que, você irá estudar e aprender inglês agora. Vamos respirar. 1, 2, 3, Expire. 1, 2, 3, inspire. 1, 2, 3, expire. 1, 2, 3 inspire, 1, 2, 3 expire. Alongue. Vamos contar de 1 a 10. 1, 2, você conta pra nós. Agora solte seus braços, solte seus ombros, mexa suas pernas. Agora vamos push (empurrar), e pull (puxar) 10x. 1, 2, 3, você conta pra nós. Você pode estar se perguntando: Isso é inglês ou aula de aeróbica? É a sua aula de inglês! Reading strategies (estratégias de leitura). Vamos?

Hello, my friend! Vamos ler e entender, a mensagem de um texto. Nossa meta aqui é, começar a ler, e entender o que está, por trás da frase. O significado por trás, de uma foto, por trás de um texto. E a referência para você, é este texto aqui. Eu vou ler o texto aqui, vendo meu celular, e você vê as imagens aqui, ok? Primeiro, vamos analisar, esta foto aqui. Nós temos esta menina, com o casaco roxo. Rindo. Ela tem tranças no cabelo dela. Ela está comendo um lanche. Uma barra de cereal, eu acho. E este cara aqui, vestindo essa camiseta laranja, e mochila, ele também está sorrindo, e também comendo, uma barra de cereal. Quando você vê essa foto, isso é durante o dia? Ou à noite? Exatamente! É durante o dia. Porque você vê o céu azul. Quando você vê essa foto aqui. Eles estão ao ar livre, ou dentro de algum lugar? Exatamente! Eles estão ao ar livre. Porque você vê árvores, há sol no rosto deles. Está frio ou calor? Sim! Está provavelmente quente, porque eles estão suando. Isso é o que eu gostaria de deixar, como uma mensagem pra você. Entenda as coisas. Quando você vê uma foto, quando você lê um texto. Tente pegar, a mensagem por trás disso. Aqui vamos nós! 14 passos para um estilo de vida saudável. É um mito comum que, ficar em forma, é somente sobre comer saudável, e se exercitar. Na verdade, criar um estilo de vida saudável, e mantê-lo não é somente sobre esses dois fatores. É também sobre, poder manter uma atitude positiva, saúde mental forte, e uma auto-imagem saudável. Ainda que haja uma tonelada de conselhos por aí, sobre como conseguir um estilo de vida saudável, aqui estão alguns fatores-chaves para manter em mente.

1 Drink more water (beba mais água). A maioria de nós, não bebe suficiente água todo dia, mas isso é essencial para nossos corpos, para funcionar corretamente. Água é absolutamente necessário, para carregar nossas funções corporais, removendo lixo, e transportando nutrientes, e oxigênio por todo nosso corpo. Uma vez que a água é expelida todo dia, através da urinação, movimentos intestinais, transpiração e respiração nós temos que repor a quantidade de água, nos nossos corpos constantemente. A quantidade de água que precisamos, depende de uma variedade de fatores, mas geralmente, um adulto precisa, de 2 a 3 litros por dia. Uma boa maneira de dizer, se você está tomando água suficiente, é pela sua urina, que deveria ser ou incolor, ou amarelo claro.

2- Get enough sleep. Quando você não dorme, você tende a comer mais. Normalmente, somente, junk food (comida não saudável). Você come junk food? Tente comer saudável, my friend! 

3- Exercise. Não somente algumas vezes por semana, mas todo dia. Ao mexer seu corpo de alguma forma, por 30 minutos por dia, você vai baixar seu risco à doença, criar uma maior densidade óssea, e potencialmente aumentar, sua vida útil. 

4- Eat more fruits and vegetables. Todas frutas e vegetais carregam vitaminas, e minerais. Componentes essenciais à sua saúde. É sugerido que, a gente consuma 5 porções de frutas, e vegetais por dia, para manter a saúde. 

5- Eat the rainbow (coma o arco-íris). Olhe a metáfora! Eat the rainbow (coma o arco-íris). Como assim? Como eu posso comer o arco-íris? Impossível, mas eu vejo, o que essa frase significa. Pegue comidas de cores brilhantes, no corredor de produtos. Estes são altos em antioxidantes, Antioxidantes removem radicais livres em nossas células. E fazem um prato mais atrativo. Aqui estão alguns exemplos, para observar: Branco: bananas, mushrooms (cogumelos), Amarelo: pineapples (abacaxis), mangoes (mangas) Orange: oranges (laranjas), papaya (mamão) Red: apples (maçãs), strawberries (morangos) Tomatoes (tomates), watermelons (melancias) Green: guavas (goiabas), avocados (abacates) cucumbers (pepinos), lettuce (alface)

6- Cut down on processed foods (corte comidas processadas) Comidas processadas simplesmente não são boas pra você. A maioria do valor nutricional é perdida, no preparo de comidas processadas, e os preservantes adicionados, são ruins para nossa saúde. Essas comidas contém uma quantidade grande de sal. O que leva a alta pressão sanguínea, e doença do coração. Geralmente, quanto mais ingredientes no rótulo, mais processado é o item. Essa é uma outra dica, para pegar a mensagem. Se você está vendo o rótulo da comida, e há muitos ingredientes, você pode captar a mensagem que, essa comida é muito processada. Quanto menos ingredientes, menos processado. Entende?

7- Avoid negative people in your life (evite pessoas negativas na sua vida). Uma mentalidade positiva, é chave para uma vida saudável. Você não precisa de negatividade na sua vida. Se você sentir que uma pessoa ou amigo, é negativo simplesmente deixe-o/a ir.

8- Avoid negativity within yourself (evite negativismo em você mesmo). Você não precisa de negativismo em você mesmo, tampouco. Deixe ir todos pensamentos negativos, dentro de você. Comer em exagero tende a acontecer, quando uma pessoa se sente infeliz. Então ao ficar em um estado mental positivo, você corta uma dependência não saudável, de comida para ser feliz.

9- Avoid trigger foods (evite "comidas de gatilho"). Estas são comidas que você não pode, parar de comer depois de uma mordida. No meu caso, pizza. Se eu como um pedaço de pizza, cara, esquece, eu vou comer a pizza inteira. Pizza é a "comida de gatilho" para mim. A "comida de gatilho" de todo mundo é diferente, mas tipicamente elas consistem em, barras de doce, chocolate, salgadinhos, biscoitos, ou qualquer coisa, com altos níveis de açúcar refinado, sal, gordura ou farinha.

10- Take your time eating (não tenha pressa ao comer). Seu brain (cérebro), não seu stomach (estômago) é o órgão responsável por, sentimentos, de fome ou saciedade. Se você não tiver pressa durante as refeições, e comer mais vagarosamente, você irá permitir que o seu cérebro adeque o tempo, para mandar a mensagem de "cheio" para o seu estômago, e permitir que a sua comida, seja completamente digerida. Não confie em um prato limpo, para te dizer qual a hora de parar de comer.

11- Prepare your meals (prepare suas refeições). Quando você mesmo prepara refeições, você controla exatamente, o que vai nelas. Isso torna-se mais fácil pra você tomar as decisões corretas para o seu corpo.

12- Move toward low calorie and low fat alternatives (mude para alternativas de baixa caloria e baixa gordura). Há muitas alternativas de baixa ou nenhuma caloria, prontamente disponíveis em todas mercearias. Tente mudar sua despensa cheia de gordura, por versões de baixa caloria por um período de tempo.

13- Stop smoking (pare de fumar). Não preciso te dizer isso, porque eu tenho certeza que você não fuma, e você nunca irá fazer isso. Esqueça. Eu não vou nem ler sobre isso.

14- Have healthy snacks on hand (tenha lanches saudáveis à mão). Comer pequenas refeições durante o dia, é bom para o seu metabolismo, mas comer as coisas certas, é o que importa mais. Quando for lanchar durante seu dia, busque por coisas como, fruit (fruta), salad (salada) or sucos espremidos na hora. Não de polpa. Estes (os sucos) são nutritivos, e não vão te dar uma quebra de açúcar. Isso é escrito por Luis Anguilar, administrador de boa forma.

Agora, eu gostaria de falar com você, sobre o conteúdo deste texto. Nós lemos sobre, beber água, exercitar, ser positivo, e o que nós devemos, entender, destes textos, o que devemos levar destes textos, é: como eu posso aplicar, este conhecimento, para a minha vida? No meu caso, eu tento antecipar, algumas ações durante o dia. Beber água, por exemplo. Eu começo meu dia, bebendo um copo de água com limão. Eu bebo esse copo de água. No meu escritório, eu tenho uma garrafa de água, e eu sempre a mantenho em cima da minha mesa. Essa garrafa me lembra de beber água. Sobre se exercitar. Eu acordo às 5:40 todo dia. E às 6:00 eu começo meu treino. Então, 5:40 eu acordo, eu me visto, se eu acordo mais cedo eu medito, um pouco. Eu só respiro. E daí às 6:00 eu estou na frente da academia, pronto para começar meu treino de peso. Eu faço meu treino de peso, volto para casa, e como algo. Eu como meu café da manhã. Minha esposa normalmente deixa, um café da manhã delicioso com banana, canela, e óleo de côco. Ela deixa em cima da mesa, e eu agradeço a Deus, e eu agradeço a ela também. Eu como meu café da manhã, e vou para o meu trabalho. Para evitar as "comidas de gatilho" estas salgadas ou doces comidas, eu não as compro. Soft drinks (refrigerantes). Coca-Cola Guaraná Eu não os tomo, e eu nunca os compro. Porque se eu os tenho na minha geladeira, e eu estou com muita sede, e eu abro minha geladeira, cara, a possibilidade de, tomar essas, comidas doces é grande. Então eu não tenho refrigerantes, na minha geladeira. A pizza. Lembra? Que eu te falei, que eu amo pizza. Eu amo pizza de chocolate. Então, o que eu posso fazer, para evitar comer pizza? Cara, eu devo dizer "não" para esse desejo imediato, de comer pizza. Meu cérebro, eu acho que isso é por causa do açúcar, e do trigo, mas meu cérebro me pede, para comer pizza. E é sempre à noite. É sempre depois de um dia duro de trabalho. Eu estou cansado, estou com fome, meu cérebro dispara essa mensagem: "Coma pizza". É delicioso! É confortável, porque eu vou à uma pizzaria. Eu sento e como com a minha família. Então, o que eu posso fazer, para antecipar esse sentimento, e não comer a pizza? Beber água, comer frutas, comer vegetais, antecipando, para estar bem, para estar me sentindo bem, e então eu evito, esta atitude de ir lá, e comer pizza. Eu estou proibido de comer pizza? Claro que não. Eu posso comer pizza, no problem! Mas se eu faço isso todo dia, isso será ruim. Se eu faço isso, sem controlar minha saúde, será ruim. Quando você lê um texto, identifique, a mensagem por trás. Os emojis.

Quando você vê um sorriso = felicidade. Quando você vê raiva = a pessoa não está bem. Se você vê lágrimas, a pessoa provavelmente está triste. Se você vê um troféu, wow, você é o campeão! Yes! Nós vimos algumas imagens, diferentes fontes, diferentes sinais, que nos ajudam, a entender, o que está sendo dito. Legal! É sempre assim? No. Às vezes você não tem imagens, você não tem diferentes fontes, você só tem palavras. E é isso que vamos ver agora. Como eu posso pegar informação, a partir de palavras somente. Vamos ver. Leitura Eu vou escrever uma história aqui, e nós vamos entender, a história. Estava escuro, eu não conseguia ver, nada. O céu, estava cheio, de estrelas. Eu podia ouvir, alguns passarinhos, voando. Vamos ler. Estava escuro. Eu não conseguia ver nada. O céu estava cheio de estrelas. Eu podia ouvir alguns passarinhos voando. A partir destas palavras, eu pergunto a você: Dia ou noite? Estava escuro. Eu não conseguia ver nada. O céu estava cheio de estrelas. Eu podia ouvir alguns passarinhos voando. Dia ou noite? Claro que é noite. Porque o céu, estava cheio de estrelas. E quando eu leio: "Estava escuro". "O céu estava cheio de estrelas". Eu entendo, que isso é à noite. Eu podia ouvir alguns passarinhos voando. Eu pergunto a você: O ambiente, o lugar, o momento, estava quieto, ou, barulhento? Estava quieto. Porque seu eu pude ouvir alguns passarinhos voando, claro que estava silencioso, claro que estava quieto. Você entende? Vamos ver uma outra situação. Nós estamos rindo muito. Ana é muito, engraçada. Cara, ela conta piadas como ninguém mais! Todos olham em nós. Nós estamos rindo muito. Ana é muito engraçada. Cara! Ela conta piadas como ninguém! Todos olham em nós. Minha pergunta pra você é: Particular ou lugar público? Nós estamos rindo muito. Ana é muito engraçada. Cara! Ela conta piadas como ninguém! Todos olham em nós. Esses caras estão, em um lugar particular ou público? Lugar público. Todos olham em nós. Talvez eles estejam em um shopping, talvez eles estejam em um parque, talvez eles estejam em uma loja. Mas se "todos olham em nós" nós estamos em um local público. Uma outra pergunta: Esses caras estão, esta pessoa que está escrevendo aqui. Essa pessoa está sozinha, ou, com amigos? Claro que esta pessoa está, com amigos. Porque a pessoa está dizendo: Nós estamos rindo muito. Eu poderia perguntar a você: Eles estão trabalhando ou relaxando? Qual é a sua resposta? Sim! Eles estão relaxando. Nós estamos rindo muito. Vamos ver um outro exemplo, senhoras e senhores.

Agora vamos ver uma outra situação. Eu sinto muito sua falta. Você está vindo visitar a gente, este ano? A vida está, boa aqui. Graças a Deus, a mãe está, mais feliz agora depois, destes, tempos difíceis. Então, eu estou sentindo muito a sua falta. Você está vindo, visitar a gente, este ano? A vida está boa aqui. Graças a Deus a mãe está, mais feliz agora depois destes tempos difíceis. Quando você lê este texto, isso é, uma carta, ou, uma chamada de telefone? Normalmente, quando você tem uma mensagem, sem interrupções, isso é uma carta. Eu sinto muito sua falta. Você está vindo nos visitar, esse ano? A vida está boa aqui. Graças a Deus a mãe está mais feliz agora, depois destes tempos difíceis. Esta pessoa está morando na, mesma, ou, diferente, cidade? Provavelmente, eles estão morando, em cidades diferentes. Porque a pessoa está dizendo: Eu sinto muito a sua falta. Você está vindo visitar a gente, este ano? Então, provavelmente a pessoa, está morando em uma outra cidade. A vida está boa aqui. Graças a Deus, a mãe está mais feliz agora, depois destes tempos difíceis Quando você lê isso, você entende que, mãe estava: Bem, ou mãe estava, triste. Sim, provavelmente mãe estava triste, porque ele diz: "Graças a Deus, a mãe está mais feliz agora". Então a pessoa está mostrando que, no passado, mãe estava triste. Vamos ver um outro exemplo, meu amigo! Agora, imagine uma, mensagem de telefone. Bom dia! Você está vindo agora? Nós estamos saindo, em 10 minutos. Quando você lê esta mensagem. Você está com seu telefone, e você recebe uma mensagem: Bom dia! Você está vindo agora? Nós estamos saindo em 10 minutos. Esta pessoa aqui, que recebe a mensagem, na hora certa, ou atrasada? Provavelmente, esta pessoa aqui que está recebendo a mensagem, está atrasada. Porque aqui, eu estou mostrando urgência. Bom dia! Você está vindo agora? Nós estamos saindo, em 10 minutos. Quando você vê, isso, é 7 da manhã, ou 7 da noite? Claro que é 7:00, porque é manhã. Você entende como você pode captar a informação, ao ler as palavras, com cuidado? Escute essa música, e pegue a mensagem por trás. Estradas sertanejas, me levem pra casa, ao lugar que eu pertenço, Oeste da Virgínia, Montanha Mamma, estradas sertanejas, me levem pra casa. Vamos caminhar. Vem aqui. Vamos caminhar. Estou só ficando com um mosquito, dentro da minha boca. O que você está vendo aqui? Quando você vê estes objetos aqui, que tipo de animais vem aqui? Quando eles vem aqui? Vamos caminhar. Aqui. Por que esta água está passando aqui? Por que nós construímos, essa coisa aqui? Olha aquilo. O que nós fazemos ali? Ao checar os lugares, os objetos, as coisas, você pode entender, você pode imaginar, o que as pessoas fazem, o que aconteceu. As possibilidades. Quando você ler alguma coisa, entenda, o outro ponto de vista. Muito bom ver você aqui! Nós estamos terminando mais uma aula.

Hoje nós falamos sobre, estratégias de leitura. Como você lê, o implícito. Quando você ler, preste atenção em imagens. Preste atenção, em estilo, quando você ler, preste atenção, na mensagem, que o escritor quer dar a você. E também, quando você falar com as pessoas. Quando você se relacionar com as pessoas. Nos seus relacionamentos. Preste atenção, na linguagem corporal das pessoas. Se a pessoa está cruzando os braços, isso é defensivo. Se a pessoa está assim, a pessoa quer saber mais. Se a pessoa está assim, a pessoa quer ir embora. Linguagem corporal, e entonação. Leia esses sinais também. Eles não são escritos, mas eles estão, na frente dos seus olhos. E eu quero ver você, falando inglês e sendo líder por onde você for. Comente suas respostas aqui. Quanto mais você participa, mais oportunidades você tem.

 

 

1. The text talks about ___.

2. ___ is Dib's favorite ___.

3. The text says the first step to a healthy life is ___.

4. The second step to a healthy life is ___.

5. The seventh step to a healthy life is about ___.

6. The last step is about ___.

7. When you read "the sky was full of stars" you understand it's ___.

8. This class is about ___.

9. Dib tells you to pay attention to people's ___.

10. "Are you coming now?" is probably a ___.