18 de Fevereiro de 2021 -

Práticas de leitura BNCC

por Rosana Furuyama

Hello, my friend!

Que alegria ver você aqui melhorando seu inglês e abrindo novas oportunidades para o seu trabalho, estudo, relacionamentos e viagens! Nossa missão é ver você speaking English e sendo Líder por onde você for!

Comente suas respostas para ganhar medalhas + pontos e subir no Ranking!

Para aprender mais rápido, receber Certificado reconhecido pela Georgetown University e falar direto comigo seja VIP AQUI: www.voceaprendeagora.com/seja-vip

Um abraço e see you next class,

Felipe Dib.]

Transcrição da aula: Práticas de leitura BNCC

Olá, meu amigo (a)! Seja bem-vindo a mais uma aula! Yes! (Sim). Eu amo ver você aqui. Excellent! Hoje nós vamos explore (explorar), learn (aprender) mergulhar fundo na história da arte. O patrimônio artístico. Relacionado a literature (literatura). Nós vamos ver e, analisar, e ler, diferentes autores. Do passado. Como esses caras escreveram? O que eles deixaram, para que a gente possa explorar, analisar, curtir hoje. É como música, é como um filme, é arte! São escritos que nós temos, e é muito bom. Muito legal explorar. Mas antes de nós começarmos, vamos preparar. Primeira coisa: sente-se confortavelmente. Sente-se confortavelmente organize-se organize sua mesa. Pegue pen (caneta). Pegue paper (papel). Você vai precisar destas ferramentas. Cell phone (celular). Flight mode (modo avião). Esta ferramenta aqui, é fantástica, incrível. E isso te incomoda, às vezes. Você pode perder a concentração, se você é interrompido, o tempo todo por notificações, por mensagens, por chamadas, então flight mode (modo avião) quando você está estudando. Isole barulho. Se você puder, feche a porta, feche a janela, para estudar e preste atenção aqui. Eu vou fazer o meu melhor, para fazer, esse momento, um momento legal de aprendizagem. Antes de nós começarmos, vamos respirar. 1,2, 3 breathe in (inspire). 1, 2, 3 breathe out (expire) Breathe in (inspire) Breathe out (expire). Uma vez mais. Breathe in (inspire) Breathe out (expire). Solte seus shoulders (ombros) your arms (seus braços). Agora, open and close your hands (abre e feche suas mãos). Vamos contar até 10. 1, 2, 3, você conta 4, agora vamos stretch (alongar). 1, 2, 3, 4 você conta. Uma vez mais. 1, 2, 3, solte seus ombros, se prepare, nós vamos mergulhar na história agora. Yes! (Sim).

Aqui vamos nós! Vamos pesquisar, vamos explorar, lugares online, para encontrar, sobre literatura em inglês. Eu poderia te dizer, apps (aplicativos), websites, eu poderia te dizer qualquer coisa. Mas, sabe, o jeito mais simples, de encontrar informação online, agora, é no Google.com. Google é o, maior buscador, agora. Talvez você esteja assistindo esse vídeo, nos 2050's, e o Google não é o campeão mais, OK, no problem. Mas agora o Google é o melhor lugar, para descobrir, sobre qualquer coisa. Tudo! Google.com. Vamos buscar por "os escritores mais famosos, na história". Aqui eles estão. William Shakespeare. Jane Austen. Charles Dickens. James Joyce, Ernest Hemingway, Virginia Woolf, George Orwell, Fitzgerald, Eliot, Mark Twain, Tolstoi, Herman Melville. Vamos voltar, e vamos estudar um pouco, sobre Shakespeare. Olha esse cara! Wow! Estilo de cabelo legal, bigode, Shakespeare foi um escritor de peças teatrais, poeta e ator, considerado como o maior escritor, da língua inglesa. E o maior dramaturgo do mundo. Ele é frequentemente chamado, o poeta nacional da Inglaterra. Os livros desse cara. Olha a quantidade de livros, que ele escreveu. Quais são 10 fatos sobre Shakespeare? Vamos ver esse aqui. 10 coisas que você não sabia, sobre William Shakespeare. Explore fatos fascinantes sobre a vida, e legado do famoso e misterioso poeta da Inglaterra.

1- O pai do Shakespeare, tinha muitos empregos e, em um determinado momento foi pago, para beber cerveja. Filho de um fazendeiro arrendatário, John Shakespeare não era nada, a não ser instável. Ele chegou em Stratford-upon-avon em 1551 e começou a se envolver em vários negócios, vendendo coisas de couro, lã, malte e milho. Em 1556, ele foi apontado como, o testador de cerveja oficial do bairro, significando que ele era responsável, para inspecionar pão e licores de malte.

2- Shakespeare casou-se com uma mulher mais velha que estava grávida de 3 meses naquele momento. Em novembro de 1582, o William com 18 anos, casou-se com Anne Hathaway a filha de um fazendeiro, oito anos mais velha que ele. A intenção de casar-se do casal foi anunciada somente 1 vez na igreja, Evidência que, a união foi apressadamente arranjada, por causa da sobrancelha levantada da Anne. Seis meses depois do casamento, os Shakespeares receberam uma filha, Susanna, e gêmeos, Hamnet e Judith, vieram depois em 1585. Pouco se sabe sobre, o relacionamento entre William e Anne além de que eles frequentemente viviam separados, e ele apenas deixou para ela, sua "segunda melhor cama" em seu testamento.

3- Os pais de Shakespeare eram provavelmente analfabetos. E seus filhos quase certamente eram. Ninguém sabe ao certo, mas é bem provável que, John e Mary Shakespeare nunca aprenderam, a ler ou escrever, como era frequentemente o caso, de pessoas do nível deles, durante a Era Elizabetana.

4- Ninguém sabe o que Shakespeare fez entre 1585, e 1592. Para desânimo dos seus biógrafos, Shakespeare desaparece, dos registros históricos, entre 1585, quando o batismo dos gêmeos dele, foi filmado, e 1592, quando o dramaturgo Robert Greene, o anunciou em um panfleto, como um "corvo arrogante". As peças de Shakespeare apresentam, os primeiros exemplos escritos, de centenas de palavras conhecidas. Acredita-se que William Shakespeare influenciou a língua inglesa mais do que qualquer outro escritor, na história. Inventando, ou no mínimo, popularizando palavras e frases, que ainda surgem, em uma conversa do dia-dia. Exemplos incluem palavras como, fashionable (na moda) sanctimonious (hipócrita) eyeball (globo ocular) lackluster (desbotado). E as expressões, foregone conclusion (conclusão precipitada). In a pickle (em apuros) Wild goose chase (perseguir o incerto). One fell swoop (de uma só vez).

5-Ele também tem o crédito de, inventar nomes como Olivia, Miranda, Jessica e Cordelia, os quais se tornaram comuns, com o passar dos anos. 

6- Nós provavelmente não falamos, o nome do Shakespeare corretamente. Mas, de novo, nem ele falava. Fontes da vida de William Shakespeare, dizem que ele soletrou, o nome dele mais de, 80 jeitos diferentes. 

7- O epitáfio de Shakespeare afasta, os possíveis ladrões de túmulos, com uma maldição. William Shakespeare morreu em 23 de abril, de 1616, com 52 anos. Não é ruim para uma era quando, a média da expectativa de vida variava, entre 30 e 40 anos. Nós nunca poderemos saber o que o matou,

8- Shakespeare usava um brinco de argola de ouro. Ou assim pensamos. Nossa noção da aparência, de William Shakespeare, vem de várias fotos do século XVII, que podem ou não ter sido pintadas, na frente do poeta. Em uma das mais famosas pinturas, conhecida como retrato de Chandos, em homenagem ao dono da pintura na época, o sujeito tem uma barba cheia, um recuo na linha do cabelo, camisa-gravata afrouxada e uma argola de ouro brilhante, pendurada na sua orelha esquerda.

9- Os 200 milhões de estorninhos (um passarinho) da América do Norte devem agradecer o Shakespeare pela sua existência. O trabalho e William Shakespeare, contém mais de 600 referências a vários tipos de pássaros. De cisnes a pombas, a pardais e perus.

10- Algumas pessoas pensam, que Shakespeare era uma fraude. Como um plebeu provinciano, que nunca tinha ido à faculdade, ou se aventurado fora de Stratford, se tornara um dos mais produtivos, mundiais e convincentes escritores, na história? Até cedo na sua carreira, Shakespeare estava contando histórias, que demonstravam conhecimento profundo, de relações internacionais, capitais europeias e história, assim como familiaridade com a, corte Real e a alta sociedade. Por essa razão, alguns teóricos, disseram que um ou vários autores, querendo esconder sua verdadeira identidade, usaram a pessoa de William Shakespeare, como fachada. Além dos escritores clássicos, eu gosto de ver e ler, os modernos. E eu amo estudar, estes caras que escreveram, livros de auto-ajuda Dale Carnegie é um dos meus favoritos. E eu selecionei algo, dele, uma aula, que nós compartilhamos no www.voceaprendeagora.com. Olha essa aula aqui.

Olá, meu amigo! Bem-vindo de volta! Na última aula, eu pedi a você, para escrever, os desafios que você está enfrentando agora. Para pensar sobre um Plano B. Para pensar sobre diferentes cenários. E eu disse a você, que não importa quão assertivo você é, você se tornará, sempre haverá pessoas, que respondem à sua assertividade, agressivamente. Essa aula é sobre isso. Como você responde, como você reage, quando você recebe agressividade. Quando a outra pessoa sobe o tom do diálogo, tornando-se emocional não deixe que isso influencie-o seu comportamento. Ficando brava, a outra parte está mostrando, que os sentimentos dele ou dela, são mais importantes que os seus, simplesmente porque ele ou ela está falando alto, ou sendo sarcástico. Até explodindo em lágrimas. Não deixe que aquele comportamento, diminua sua própria importância. Ou elevar o da outra pessoa. Não responda com agressividade da sua parte. Pelo mesmo sinal, simplesmente não recue. Mantenha uma atitude que diz: Nós dois contamos igualmente. Nós nos beneficiamos mais, quando tentamos ver as coisas, a partir do ponto de vista da outra pessoa. Se parte da crítica que você está recebendo, é justificada, reconheça que a crítica é verdadeira. Não dê desculpas. Até se você não concorda com a maior parte da crítica. Você pode destacar alguma parte que você concorda, para baixar a temperatura da discussão. Dale Carnegie está dizendo: Haverá momentos duros. Haverá momentos quando, você está sendo assertivo, e a outra parte está sendo agressiva. E essa agressividade, vem por diferentes formas. Pode ser alguém falando alto. Pode ser alguém, chorando. Pode ser alguém, tocando seus sentimentos. O que eu estou preocupado, não é a atitude desta pessoa. Eu estou preocupado com a sua atitude. A sua resposta a isso. E Dale Carnegie está nos ensinando a, responder com respeito. Entender o ponto de vista da outra pessoa. E ao mesmo tempo, respeitar os seus próprios interesses. Na próxima aula, nós iremos mais fundo, dentro dessa realidade, de você tomar os passos de assertividade. Agora, eu gostaria que você comentasse aqui, sobre uma situação, quando você recebeu agressividade. Como você se sentiu? Como você reagiu? Comente aqui. Compartilhe esse vídeo com seus amigos. Nice (legal). Eu amo Dale Carnegie. Eu também leio Dan Brown. Ele escreveu Da Vinci Code, e muitos livros de mistério, muito legais. J.K. Rowling. A autora de Harry Potter, é muito legal também. Quem mais? Eu leio alguns outros escritores, de desenvolvimento pessoal. Napoleon Hill. Stephen Covey. Robert Cialdini. É um cara que fala sobre persuasão. O que você gosta de ler?

Yes! Vamos continuar falando sobre, encontrar, patrimônio literário online. Nós já falamos sobre, como pesquisar. Mas agora, nós vamos pesquisar e analisar, alguns pedaços de escrita, dos melhores. Dos escritores mais famosos da história. Leitura. Nós começamos essa parte, com a, mais famosa fonte de informação. Google.com agora, século XXI, Google é o líder de buscas. Quando você quer pesquisar algo, Google é o melhor lugar. Um outro lugar, para encontrar história, informação sobre pessoas no nosso caso, nossos escritores, é wikipedia.com. Vá no Google,vá na Wikipedia. Você tem, muitas coisas para ler. Eu selecionei, um poema da Jane Austen. Pela nossa pesquisa, ela é a segunda escritora mais famosa, na história. O primeiro é William Shakespeare. A segunda: Jane Austen. E eu tenho uma foto do poema dela, e eu vou escrevê-lo para que a gente possa vê-lo junto não há nada, que eu não faria, para aqueles, quem são, realmente, meus amigos. Eu não tenho noção, de amar, pessoas, pelas metades olha o que ela diz: Não há nada que eu não faria, para aqueles quem são, realmente meus amigos. Eu não tenho noção do que é, amar as pessoas pelas metades. Metades Metade Não há nada que eu não faria, para aqueles que são realmente meus amigos. Eu não tenho noção do que é, amar as pessoas pelas metades. Ela está dizendo: Aqueles que eu amo, eu amo 100%. E eu pergunto a você: Quando você, ama alguém, você ama 100%? Quando eu amo alguém, eu amo 100%. Mas isso não significa, que eu vou seguir essa pessoa 100%. Se seu amigo está fazendo algo errado, é, não tenho certeza se é uma obrigação, mas é legal, dizer a esse amigo, que essa não é a forma certa. Se meus amigos estão fazendo algo, que eu não concordo, algo errado, eu digo a eles: Cara, você sabe que eu amo você, mas, cuidado. Amar alguém não significa, seguir alguém 100%.

Here we go! (Aqui vamos nós) quando nós pesquisamos, os escritores mais famosos da história, o primeiro William Shakespeare, o segundo Jane Austen. E o terceiro? Você lembra o terceiro? O terceiro foi um cara chamado, Charles Dickens. Esse cara aqui, teve uma infância muito turbulenta. Quando ele tinha 12 anos de idade, o pai dele foi mandado para a prisão, porque estava devendo. Situação financeira muito ruim, Charles Dickens se mudou, com 12 anos, se mudou para uma casa, perto da prisão, porque o pai dele estava lá. Então, esse cara desenvolveu seu poder interior, sua gratidão, sua força, por meio de momentos muito difíceis. Ele começou a trabalhar, quando ele tinha 14 anos. Imagina! Ele trabalhava para ajudar, a pagar as contas em casa. E eu selecionei algumas frases, do Charles Dickens. E eu vou escrevê-las para você deixa eu só pegar aqui, Ele diz: Tenha um coração que, nunca endurece, e um temperamento, que nunca, se cansa. E um toque, que nunca, machuca. Ele escreveu: Tenha um coração, que nunca endurece. E um temperamento que nunca, se cansa. E uma mão, que nunca machuca. Vamos ver uma outra dele. Relacionada à Jane Austen. Lembra que ela disse: Eu tenho um verdadeiro amor, por aqueles, que são meus amigos, e eu não tenho noção de como, amar as pessoas pelas metades. Agora, Charles Dickens diz: Família. Não somente precisa, consistir em, meramente aqueles, quem são, quem nós, compartilhamos sangue. Mas também, daqueles, quem nós daríamos, sangue. Olha isso! Família não precisa somente consistir, em aqueles que meramente compartilhamos sangue, mas também daqueles, quem nós iríamos dar sangue. O que ele está dizendo aqui, com essas palavras? Família não é somente, com aqueles que eu compartilho sangue, mas também com aqueles que eu dou meu sangue. O que ele está dizendo com essas palavras? Comente suas respostas aqui, ok? Vamos ver uma outra deste escritor fenomenal, Charles Dickens. Deixa eu ver. Essa é muito profunda. Nós precisamos, nunca, estar envergonhados, das nossas lágrimas. Nós nunca precisamos estar envergonhados das nossas lágrimas. O que ele está dizendo aqui? Ele está falando pra você: Se você quiser chorar, faça isso. Não há nada errado em chorar. Compartilhe seus sentimentos com as pessoas que amam você. Com aqueles que compartilham seu sangue, e também com aqueles, que você daria o seu sangue. Compartilhe seus sentimentos. Fale sobre os seus sentimentos. Não esconda sofrimento. Fale sobre isso. E sempre veja, o lado positivo. Lembre-se de ver o lado positivo. Vamos ver se ele tem uma frase, falando do positivo. Ótimo! Encontrei uma outra! Não há nada, no mundo, tão irresistivelmente contagioso, como risada, e bom humor. Não há nada no mundo, tão irresistivelmente contagioso, como risada e bom humor. Então, se você está se sentindo pra baixo, encontre algo para rir. Para ter bom humor, para ver seus amigos. Sorria. Sorria. Eu amo ver você sorrindo.

Hello, my friend!  Muito bom ver você aqui! Aqui estamos, e eu estava pensando: Eu deveria tocar uma música? Eu deveria somente, inventar algo para que você possa cantar? E eu pergunto a você: Por que os escritores, gostam de estar em contato, com a natureza? Por que, os escritores, são pensativos, quando estão em contato, com a natureza? Eu gostaria de convidar você, para sentar aqui, e ver a natureza. Senta aqui, você pode sentar-se e ver a natureza. Invente um poema, falando sobre esse lugar. Pode ser qualquer coisa. Pode ser tudo. Quando você está em contato com a natureza, como você se sente? Há um mistério, relacionado à natureza? Eu amo ver você aqui! Estamos terminando mais uma aula. E hoje nós aprendemos, sobre arte. Sobre poemas. Sobre escritores, que fizeram história, nos inspirando, por suas palavras. E eu termino essa aula, com um poema do Victor Hugo, este escritor francês, que deixou um diamante, uma peça preciosa. Este poema é chamado, O homem e a mulher. Ele diz: O homem é o mais alto das criaturas. A mulher o mais sublime dos ideais. Deus fez, para o homem um trono, e para a mulher um altar. O trono exalta. O altar santifica. O homem é o cérebro. A mulher é o coração. O cérebro produz luz. O coração produz amor. Comente seu poema preferido aqui.

Thank you very much.

I'm Felipe Dib.

See you next class!

1. ___ Shakespeare is a ___ writer.

2. Dib starts the class telling you to ___.

3. Victor Hugo says that the ___.

4. Victor Hugo's poem starts with "___".

5. ___ had a very turbulent ___.

6. ___ talks about ___.

7. ___ says that our friends are like ___.

8. Don't ___ your feelings, my friend. Talk about them.

9. ___ are irresistibly contagious.

10. Felipe asks you to invent a poem about the ___.