16 de Novembro de 2017 -

Imaginamos muita coisa ruim! Como faço para pensar positivo?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

A importância de você se relacionar bem, ter um objetivo principal definido, combater seus medos para ter confiança em si mesmo, ter o hábito de economizar, ter iniciativa para ser líder... falamos anteriormente (leia os textos anteriores aqui). Neste artigo abordamos a lição sexta do The Law of Success, escrito por Napoleon Hill, que trata sobre imaginação. Não pense em um E.T. rosa! Percebeu como você consegue imaginar as coisas mais estranhas do mundo?

"A imaginação é a oficina do espírito humano, onde as velhas ideias e os fatos estabelecidos podem ser reunidos em novas combinações". Se você tem mais de sessenta anos, há muitas combinações a serem feitas! Se é tem menos experiência, aproveite as ideias que surgem com frequência! Embora Napoleon apresente a imaginação somente na sexta lição, ele diz que o pensamento/imaginação é a origem de tudo que fazemos na vida. "Primeiro vem o pensamento; em seguida a sua organização em ideias e planos; e, finalmente, a transformação desses planos em realidade".

Há muito mistério quando falamos sobre a imaginação. O autor diz que "duas mentes sintonizadas e em harmonia podem enviar e receber pensamentos a longas distâncias". Meus amigos mais céticos já estão com aquele "sorrisinho" de canto de boca negando que isso possa ser possível, mas quantas vezes pensamos em alguém e depois recebemos uma mensagem dessa pessoa? Há um poder imensurável em nossos pensamentos.

Lembra que no último artigo você fez uma ligação que precisava fazer há algum tempo e estava adiando? Nesse momento quero que você ligue para alguém que você ama muito. Dê uma "pause" na leitura e faça essa ligação agora, please.

O autor diz que podemos ser privados da riqueza, dos bens materiais, defraudados por todos os meios, mas nenhum homem nos poderá impedir de controlar e usar nossa imaginação como melhor nos aprouver. Para defender nossa inércia costumamos inventar desculpas (como somos bons para imaginar excuses!) e explicar com longas argumentações o porquê de não termos conseguido juntar dinheiro, terminar de ler um livro (muitos já inventaram uma desculpa para não ler esse artigo!), etc. Mas ninguém pode dizer que foi privado de sua imaginação. Deus é tão bondoso que deu a todo ser humano as mesmas 24 horas por dia para que cada um pense o que quiser!

Façamos o bom uso de nossa imaginação. Diz Hill que "não se podem semear cardos e colher rosas; a natureza não age desta maneira, e sim por meio de causa e efeito". Quanto mais empregarmos nossa imaginação para o bem, com mais eficiência ela nos servirá. Lembra do E.T. rosa que você imaginou? Você tem liberdade de imaginar o que quiser! Onde você quer chegar? Veja você nesse lugar e as pessoas que você mais ama sorrindo pra você.

1. A imaginação é a ___, onde as velhas ideias e os fatos estabelecidos podem ser reunidos em novas combinações.

2. Hill diz que o ___ é a origem de tudo que fazemos na vida.

3. Duas mentes sintonizadas e em harmonia podem enviar e receber ___ a longas distâncias.

4. O autor diz que nenhum homem nos poderá impedir de controlar e usar nossa ___ como melhor nos aprouver.

5. Diz Hill que "não se podem semear cardos e colher rosas; a natureza não age desta maneira, e sim por meio de ___."

6. Quanto mais empregarmos nossa ___ para o bem, com mais eficiência ela nos ___.

7. A imaginação é o ___.

8. Devemos pensar, imaginar coisas ___ e ___.

9. Você pode imaginar o futuro e lembrar o passado. Ocupe-se com ___.

10. Primeiro vem ___ ; em seguida a sua organização ___; e, finalmente, a transformação desses___".