09 de Novembro de 2017 -

Quero ser líder! Como faço para ter liderança?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

Já falamos sobre a importância de você se relacionar bem, ter um objetivo principal definido, de combater seus medos para ter confiança em si mesmo e ter o hábito de economizar (leia os textos anteriores aqui). Neste artigo abordamos a lição quinta do The Law of Success, escrito por Napoleon Hill, que trata sobre iniciativa e liderança. Parabéns pra você que tomou a iniciativa de ler esse texto inteiro! Muitos dos nossos leitores foram direto para o último parágrafo, com preguiça de estudar.

Por que Napoleon Hill traz "iniciativa e liderança" somente na quinta lição? O autor acredita que para ser um líder você precisa das habilidades que tratamos nos artigos anteriores. Ele diz que "sem confiança em si mesmo ninguém pode se tornar um líder eficiente, ou tomar iniciativa em qualquer grande empreendimento". Napoleon diz que a iniciativa é fazer o que é preciso, sem ser necessário que alguém lhe mande. Mas, se percebo que estou sempre atrasado em tomar decisões e iniciativa, o que devo fazer?

Você deve perder o hábito da demora! O hábito de deixar para amanhã o que poderia ter feito ontem é prejudicial e "nada poderemos realizar na vida, se não deixarmos o hábito da procrastinação". Hill diz que "os músculos do corpo se tornam fortes à proporção que são usados; assim, compreendo também que o hábito da iniciativa se torna fixo na proporção em que é exercitado. Quanto mais praticar esse hábito, mais decisivo ele se tornará".

Sei que você precisa fazer uma ligação há alguns dias e está adiando essa atitude. Por favor, pegue o telefone e faça isso agora e só continue a leitura depois de fazer essa chamada.

A iniciativa está muito mais relacionada com a realização pessoal e com a alegria do que com o retorno financeiro (por mais estranho que isso possa parecer) e no The Law of Success temos isso escrito. Diz o escritor  que "o dinheiro é necessário, mas os grandes prêmios da vida não podem ser avaliados em cifras, uma vez que nenhuma quantia poderá substituir a felicidade, a alegria e o orgulho que pertencem à pessoa que realiza um melhor trabalho".

Na conclusão da "Lição Quinta" do livro que temos estudado são apresentadas características necessárias ao líder de hoje. A obra defende que para enfrentar o momento de crise que estamos passando temos que ser líderes que se relacionam bem, que tem um propósito definido, que tem confiança em si mesmos e que tem habilidade para tomar decisões rápidas e mantê-las com firmeza. O líder de hoje também precisa pensar em novas possibilidades e é sobre isso que falaremos no próximo artigo. Até lá, fica uma tarefa pra você: tome iniciativa 1 vez por dia e comente aqui o que você fez. Será que dá resultado?

1. Napoleon diz que o mundo concede seu grandes prêmios tanto em honra como dinheiro em troca de ___.

2. Hill diz que ___ ninguém pode se tornar um líder eficiente, ou tomar iniciativa em qualquer grande empreendimento.

3. Ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes que outros. Estamos falando da ___.

4. Nada poderemos realizar na vida, se não deixarmos o hábito da ___.

5. A iniciativa está muito mais relacionada com a realização pessoal e com a alegria do que ___.

6. Diz o escritor que "...nenhuma quantia poderá substituir a ___, ___ e o ___ que pertencem à pessoa que realiza um melhor trabalho".

7. Você deve perder o hábito da ___.

8. A obra defende que para enfrentar o momento de crise que estamos passando temos que ser líderes que ___.

9. O autor acredita que para ser um líder você precisa de um ___, ___ e ___.

10. Para ser um líder, deve ter a habilidade para tomar decisões ___ e mantê-las com firmeza.