31 de Maio de 2018 -

Meu Deus! De pouco em pouco...

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo para um resumo do que será apresentado a você neste texto.

Quem tem a capacidade de influenciar pessoas é reconhecido como líder e é isso que queremos que você seja, além de se comunicar in English. Nesta série estudamos um livro chamado "As Armas da Persuasão", escrito pelo PhD americano Robert Cialdini, o psicólogo social mais respeitado nos estudos de influência e persuasão nos dias de hoje. Nossa intenção é que você consiga convencer mais pessoas usando as armas da persuasão para o bem, e que também esteja preparado para não se deixar influenciar.

No capítulo anterior estudamos a reciprocidade, a primeira arma da persuasão apresentada por Cialdini. Agora estudaremos como podemos usar a coerência para convencer as pessoas.

O início deste capítulo traz uma frase de Leonardo da Vinci que resume este artigo: é mais fácil resistir no princípio que no final". Poderíamos parar o texto aqui mesmo para debater sobre essa frase por algumas horas… e quero pedir para você comentar aqui sua opinião sobre essa frase. Pare a leitura por enquanto e comente aqui o que você entendeu nesta frase, please.

Muitas coisas negativas me vêm a mente quando leio essa frase, como por exemplo: uma pessoa que já matou alguém tem mais facilidade de repetir esse erro, alguém que já usou drogas pode voltar ao fundo do poço com mais rapidez que alguém que nunca provou um cigarro de maconha, alguém que traiu seu cônjuge pode repetir essa atitude… mas a coerência tem o efeito oposto e ajuda bastante, quando usada para o bem!

Coerência significa "uniformidade no proceder". Pessoas coerentes seguem um mesmo critério e, portanto, são valorizadas na sociedade. E é aí que você pode usar a persuasão. Se sabemos que o ser humano tem a tendência de tomar a mesma decisão ou reforçar suas ideias baseado nas experiências passadas, como usamos isso a nosso favor?

Pequenos pedidos. Comece pedindo pequenas coisas, se você quer convencer alguém. Segundo Cialdini "o segredo é assegurar um compromisso inicial porque após tomarem uma decisão as pessoas ficam mais dispostas a concordar com pedidos que são compatíveis com o compromisso anterior". Nas redes sociais, por exemplo, temos mais facilidade em comentar algo que já demos um "like"... por que isso acontece? Comente aqui (ou dê um "like" primeiro?) uma situação que você já viveu!

Um abraço e see you next class!

1. Segundo Leonardo da Vinci, é mais fácil resistir no ___ que no ___.

2. Coerência significa: "___".

3. ___ seguem um mesmo critério e, portanto, são valorizadas na sociedade.

4. Para utilizar a persuasão com pessoas que tem a tendência de tomar a mesma decisão, devemos fazer : ___.

5. O segredo é assegurar um ___.

6. Comece pedindo pequenas coisas, se você quer ___.

7. Pessoas com tendência de tomar a mesma decisão ou reforçar suas ideias, baseado nas experiências passadas, são mais fáceis de serem ___.

8. Os psicólogos reconhecem que as pessoas tem um desejo de serem e parecerem consistentes em suas ___.

9. a ___ também proporciona uma abordagem benéfica a vida cotidiana.

10. São armas da persuasão: ___ e ___.