07 de Junho de 2018 -

Se todo mundo está fazendo, deve ser bom! Será?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo para um resumo do que será apresentado a você neste texto.

Quem tem a capacidade de influenciar pessoas é reconhecido como líder e é isso que queremos que você seja, além de se comunicar in English. Nesta série estudamos um livro chamado "As Armas da Persuasão", escrito pelo PhD americano Robert Cialdini, o psicólogo social mais respeitado nos estudos de influência e persuasão nos dias de hoje. Nossa intenção é que você consiga convencer mais pessoas usando as armas da persuasão para o bem, e que também esteja preparado para não se deixar influenciar…

Nos capítulos passados vimos como usar a reciprocidade e a coerência para convencer as pessoas, e também os perigos que essas duas armas podem oferecer. Se não assistiu assista-os para entender ainda melhor o que falaremos hoje: aprovação social.

A aprovação social é o "efeito manada" em nós, que somos considerados racionais. Robert escreve que "um meio importante que as pessoas usam para decidir em que acreditar ou como agir numa situação é observar o que as outras pessoas estão acreditando ou fazendo". Se passamos na frente de um restaurante lotado, o que vem à mente? Quando você faz login no www.voceaprendeagora.com e vê "milhões de aulas assistidas" o que você pensa? Eu também penso o mesmo! O restaurante é bom. Esse curso é bom.

Se a influência da aprovação social estivesse somente no lugar que comemos ou no curso que decidimos fazer, não haveria razão para se preocupar. O problema é que quando um suicídio ou um ataque terrorista é divulgado (e a imprensa sabe fazer bem isso!) as chances de outras pessoas cometerem o mesmo erro aumenta! O autor mostra que quando vemos alguém que se parece com a gente cometendo algo ruim, ficamos ainda mais influenciados a tomar aquela decisão.

Devemos usar a aprovação social para multiplicar o bem. Você influencia as pessoas da sua casa quando está estudando. Você entusiasma outros alunos a compartilharem suas experiências quando deixa seus comentários aqui. A aprovação social é mais forte em momentos de incerteza e se alguém que você conhece está em dúvida sobre o que fazer, mostre a ela exemplos positivos. Quando você agiu seguindo outras pessoas?

Um abraço e see you next class!

1. "efeito manada": ___.

2. As pessoas usam para decidir em que acreditar ou como agir numa situação, observando o que as outras pessoas estão ___ ou ___.

3. Geralmente quando passamos na frente de um restaurante lotado, o que vem à mente? ___.

4. Quando pessoas tem acesso a coisas ruins, a chance delas cometerem o mesmo erro ___.

5. Quando vemos alguém que se parece com a gente cometendo algo ruim, ficamos ainda mais influenciados ___.

6. Devemos usar a aprovação social para multiplicar ___.

7. A aprovação social é mais forte em ___.

8. Se alguém que você conhece está em dúvida sobre o que fazer, mostre a ela ___.

9. A aprovação social é mais forte em momentos de incertezas e ___.

10. Nos artigos passados estudamos sobre a ___ e ___.