13 de Outubro de 2017 -

O "Master Mind" - como faço um bom relacionamento interpessoal?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

A primeira lição do "The Law of Success" (nomeado "A Lei do Triunfo" no Brasil) publicado em 1925 por Napoleon Hill trata de um tal de "master mind". What is it? Para entender melhor o que o autor quis dizer vamos mergulhar nas páginas em que ele explica e dá exemplos do "master mind".

Logo nas primeiras páginas (antes de iniciar o primeiro capítulo) Napoleon Hill escreve uma carta aos leitores. Ele diz que "qualquer pessoa, esteja onde estiver, seja qual for sua ocupação, encontrará sempre uma oportunidade para ser mais útil, e portanto mais produtiva, se desenvolver a sua imaginação e fizer uso dela". Dois parágrafos adiante o autor reforça que "o triunfo é uma questão de esforço individual mas somente quando decidirmos o que desejamos, o que implica no emprego da imaginação". Imaginação? Como assim? Ele entra em detalhes no primeiro capítulo, chamado de "O Master Mind".

O "Master Mind" é um mistério criado a partir de duas ou mais mentes, segundo Napoleon. O autor explica que esse fenômeno nasce da "arte delicada de aliar-se com os outros para um determinado empreendimento, sem os atritos nem a inveja". Ele explica que com a fusão de mentes em perfeita harmonia a química mental cria uma terceira mente, muito mais poderosa. Pergunto a você: como você se conecta com as pessoas que convive? O que você faz para entrar em harmonia com as pessoas que conhece?

Para se conectar com as pessoas (e melhorar seu relacionamento interpessoal) é fundamental ser agradável e saber ouvir. Hill diz que "o triunfo na vida é uma questão de adaptação ao ambiente e o indivíduo. O palácio de um rei se torna uma choça de camponês quando não existe harmonia entre as suas paredes. Inversamente, a choça de um camponês pode proporcionar mais felicidade do que a mansão de um rico, se a harmonia reinar na primeira e faltar na segunda".

Muitos comunicam, poucos conectam. Seja agradável, relacione-se bem com as pessoas do seu trabalho (e também da sua casa, OK?), estude inglês (de preferência no www.voceaprendeagora.com) para que seu círculo de amigos não tenha mais fronteiras e tenha o hábito de viver em harmonia. Assim mais pessoas terão entusiasmo em estar junto com você e mais sonhos serão compartilhados - os seus e os de quem você encontrar no mundo. Um abraço e see you next class!

1. Hill diz que qualquer pessoa encontrará sempre uma oportunidade para ser mais ___, e portanto mais ___, se desenvolver ___.

2. Diz Hill que o triunfo ___ somente quando decidimos o que desejamos.

3. O primeiro capítulo da Lei do Triunfo é sobre ___.

4. O autor diz que o Master Mind nasce da arte delicada de aliar-se com os outros para um determinado empreendimento, ___.

5. Com a fusão de mentes em perfeita harmonia a química mental cria ___, muito mais ___.

6. Para se conectar com as pessoas (e melhorar seu relacionamento interpessoal) é fundamental ___.

7. Hill diz que "o triunfo na vida é uma questão de adaptação ao ___ e ao ___.

8. Um palácio não tem valor se não houver ___.

9. Tenha o hábito de viver ___.

10. Estudamos então a primeira lição do "The Law of Success" (nomeado "A Lei do Triunfo" no Brasil) de ___.