19 de Outubro de 2017 -

Você vai chegar lá! But... pra onde você está indo?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

A segunda lição do "The Law of Success" (falamos da primeira aqui) diz que precisamos "ter um objetivo principal definido" e agora veremos trechos onde Napoleon Hill explica melhor quando e como temos que fazer isso. O autor sempre reforça os conceitos que quer que você coloque em prática e nós também o faremos nessa série de artigos. O objetivo é que essas palavras te inspirem a se relacionar bem e conectar-se com as pessoas (tema que tratamos no artigo passado), e que, a partir desse texto, você tenha sempre um objetivo em mente para o seu dia/semana/mês/ano…

"Nada há de mais trágico - ou mais comum - do que a inércia mental. Para cada dez homens que são fisicamente preguiçosos existem dez mil que são mentalmente estagnados. E um espírito estagnado é campo propício para o medo". Please, my friend, leia novamente esse trecho que Hill escreveu há 100 anos. Na esperança que você tenha lido novamente essas palavras, pergunto a você: como faço pra sair da inércia? A resposta é do próprio autor, no próximo parágrafo.

"Se não procura novas ideias, o espírito se torna acanhado, estagnado, estreito e fechado. O fazendeiro deve visitar a cidade frequentemente, andar entre fisionomias estranhas e altos edifícios. Voltará à sua fazenda com o espírito rejuvenescido, com mais coragem e um entusiasmo maior". Escolhemos um texto antigo para que você reflita sobre hábitos simples que podem fazer você crescer em sua carreira acadêmica e profissional, e também ser mais realizado em sua vida pessoal. Para que isso aconteça é necessário respirar ar novo e, como diz Napoleon, "ser banhado com novas ideias fora do campo das nossas atividades cotidianas para que nosso espírito se torne mais elástico, mais alerta e pronto para trabalhar com rapidez e eficiência". OK. And now?

Uma vez que já vimos a importância de imaginar (sonhe a vontade, my friend!) e de sair da inércia, falamos sobre ter um objetivo principal. O texto diz "objetivo principal na vida" e tenho que dizer que this is a hard task! O autor diz: "Seu objetivo principal deve ser escolhido com um grande cuidado e deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia". O convívio com vários homens de sucesso fez com que Napoleon Hill percebesse que todos eles escreviam seus objetivos e os deixavam visíveis para que seu foco ficasse sempre no lugar certo! Aquele papel que você escreve as coisas que precisa fazer hoje, a famosa "to-do list", faz uma grande diferença na sua vida! Imagine então, se você escrever as suas metas e deixá-las na parede que você vê todo dia na sua casa?

Esse parágrafo não é para ser lido. Pegue um papel e uma caneta (à moda antiga mesmo!) e escreva 3 metas que você quer alcançar esse mês.

O escritor conta que antes de dormir fechava os olhos e repetia suas metas em voz alta, imaginando-se em uma reunião com grandes personalidades. Dentre os participantes das reuniões de Hill estavam Thomas Edison, Henry Ford, Abraham Lincoln, Jesus e alguns outros nomes que nunca ouvi falar. Quando sonhamos com o que queremos estamos a um passo da realização. Mas para realizar, precisamos ter um objetivo definido.

"O hábito de trabalhar com um objetivo principal definido criará o hábito da pronta decisão. A concentração do esforço e o hábito de trabalhar com um propósito, eis os dois fatores essenciais para o triunfo, e que se encontram sempre juntos". Se eu disser pra você "estude inglês no www.voceaprendeagora.com" é provável que você não siga minha recomendação. Porém, se eu te disser "pega firme no nosso curso porque mês que vem vamos para Miami, Orlando e para os parques da Disney!" imagino que você terá mais razões para estudar inglês. Por que? Por que agora temos um objetivo: nossa viagem para a Disney!

No artigo passado falamos da importância de você se relacionar bem com as pessoas. Neste te pedimos para que você tenha um objetivo definido em sua mente. Quais suas metas para esse mês? Vamos alcançá-las?

1. "Nada há de mais trágico - ou mais comum - ___".

2. Para cada dez homens que são ___ existem dez mil que são ___.

3. Napoleon Hill diz que um espírito estagnado é campo propício ___.

4. "Se não procura novas ideias, o espírito se torna ___, ___, ___ e fechado".

5. Hill diz que devemos ser banhados com novas ideias, para que nosso espírito se torne ___, ___ e pronto para trabalhar com rapidez e eficiência.

6. Quando sonhamos com o que queremos estamos a um passo da ___.

7. Para realizar os nossos sonhos, precisamos ter um ___.

8. O hábito de trabalhar com um objetivo principal definido criará o ___.

9. A ___ e o ___ são os dois fatores essenciais para o triunfo.

10. Hill diz que seu objetivo principal deve ___ e colocado em um local ___.