21 de Dezembro de 2017 -

Penso em mil coisas ao mesmo tempo! Como faço para melhorar?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

Nos artigos passados falamos das seguintes lições de Napoleon Hill em sua obra "The Law of Success":

1 - Relacionar-se bem com as pessoas;

2 - Ter um objetivo principal definido;

3 - Ter confiança em si mesmo;

4 - Ter o hábito da economia;

5 - Ter iniciativa e liderança;

6 - Imaginar o que você quer;

7 - Ter entusiasmo;

8 - Ter autocontrole;

9 - Ter o hábito de fazer mais que sua obrigação;

10 - Ter uma personalidade atraente.

Agora falaremos da décima-primeira lição que o autor apresenta a quem deseja ter sucesso: pensar com exatidão. O "multitasking" (fazer várias coisas ao mesmo tempo) tem prejudicado bastante essa habilidade. Imagino que nesse momento você esteja com a rede social aberta em outra janela e com várias mensagens chegando em seu celular. 99% não tem utilidade nenhuma, mas todas elas atrapalham sua concentração. Por essa razão, quando estiver lendo nossos textos e assistindo nossas aulas eu te peço: fecha todas as outras janelas e deixa o celular longe por 10 minutos.

O autor diz que pensar com exatidão é uma das lições mais importantes e difíceis da Lei do Triunfo. "Pensar com exatidão envolve dois princípios. O primeiro é separar os fatos das meras informações pois grande parte das informações que dispomos não é baseada em fatos. O segundo princípio é separar os fatos em duas categorias: os importantes e os sem importância". OK, mas como vou saber o que é importante?

Se você já tem colocado em prática o que estudamos nos artigos passados, você já sabe qual seu objetivo principal, e é baseado nele que você irá avaliar as informações que recebe e, principalmente, que busca. Se você está aprendendo inglês faz mais sentido assistir um filme neste idioma do que em francês. Compensa mais ouvir músicas gostosas em inglês do que em espanhol, se o seu objetivo é aprender mais rápido. Do you agree?

Napoleon pede que você compreenda que "a mente pode ser controlada, orientada e dirigida para fins criadores ou construtivos". Também reforça que "a mente tem poder sobre todas as células do corpo, e assim pode fazer com que todas elas executem com perfeição o seu trabalho. Hill diz que "todas as realizações do homem são fruto do pensamento; a parte que o corpo físico desempenha é de importância secundária e, em muitos casos, serve somente de abrigo para a mente".

Pensar com exatidão é um desafio interessante. Escrevendo esse texto fiquei me perguntando: o que é mais útil para quem está lendo isso? quais os trechos mais inspiradores e que geram resultado para quem está recebendo essa informação?

A resposta é você que irá dizer: como faço para saber o que é importante e pensar com exatidão? Comente aqui sua resposta.

Um abraço e see you next class!

1. Na Lição 11 Hill diz que precisamos ___.

2. O "multitasking" (___) tem prejudicado nosso ___.

3. O autor diz que ___ é uma das lições mais importantes e ___ da Lei do Triunfo.

4. Para pensar com exatidão devemos diferenciar ___.

5. Para pensar melhor, Hill diz que precisamos ___ os fatos.

6. Precisamos dar atenção aos ___.

7. Hill diz que a mente deve ser ___, ___ e ___ para fins positivos.

8. Hill diz que a mente tem poder sobre ___.

9. Napoleon Hill diz que todas as realizações do homem são fruto do ___.

10. Hill diz que ___ é o que o homem tem de mais importante. Seu ___ é secundário.