28 de Dezembro de 2017 -

Mensagens no celular sem parar! Como faço para me concentrar?

por Felipe Dib

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

Este é o décimo-segundo de uma série de textos que irá abordar motivação, desenvolvimento pessoal e profissional, produtividade e sucesso. A inspiração (e referências!) virá de um livro publicado há mais de 100 anos (isso mesmo - cem anos!) porque acredito que as coisas mais simples são as mais importantes. Com tanta tecnologia hoje em dia é comum vermos "receitas", "fórmulas", "guias" e tantos outros nomes que podem nos confundir quando buscamos crescer profissional e pessoalmente.

As lições que comentamos aqui vem do livro "The Law of Success", de Napoleon Hill, um escritor americano que se formou em Direito na Universidade de Georgetown e teve um relacionamento muito próximo com empreendedores de sucesso no século XX. Nos textos anteriores falamos das onze primeiras leis apresentadas no livro. São elas:

1 - Relacionar-se bem com as pessoas;

2 - Ter um objetivo principal definido;

3 - Ter confiança em si mesmo;

4 - Ter o hábito da economia;

5 - Ter iniciativa e liderança;

6 - Imaginar o que você quer;

7 - Ter entusiasmo;

8 - Ter autocontrole;

9 - Ter o hábito de fazer mais que sua obrigação;

10 - Ter uma personalidade atraente;

11 - Pensar com exatidão.

A lição de número 12 é "o ato de focalizar a mente sobre um determinado desejo, até que os meios para sua realização tenham sido elaborados e empregados com êxito". Em outras palavras, concentração. Imagino que nesse momento você esteja recebendo mensagens no seu celular, nas suas redes sociais, no seu email… e entendo que está cada vez mais difícil de se concentrar em uma coisa só de cada vez. But… Hill ensina como fazer!

Temos que construir o hábito da concentração. "Uma vez formado um hábito (pela repetição do pensamento ou da ação), a mente se acostuma a ele e segue-o como uma agulha de um fonógrafo segue as estrias de um disco de cera". Hill explica que "o homem deve dominar o hábito e pô-lo a seu serviço, em vez de ser seu escravo". Para isso precisamos organizar o ambiente que trabalhamos, deixar o celular longe quando estamos focados em uma tarefa importante, dizer "não" para as inúmeras oportunidades de parar o que estamos fazendo para ver outra coisa (que possivelmente não tem importância).

Pegue seu celular agora e veja as mensagens "não lidas". Comente aqui quantas delas precisavam ser lidas com extrema urgência.

É difícil "controlar a atenção e ocupá-la com um determinado problema até solucioná-lo". A concentração é um desafio que podemos vencer a partir de bons (e simples!) hábitos. Tenho algumas estratégias para não me distrair com meu celular, mas quero ouvir de você: quais hábitos simples posso desenvolver para me concentrar melhor?

Um abraço e see you next class!

 

1. Focalizar a mente em um determinado desejo é o mesmo que ___.

2. Hill diz que um hábito é formado pela ___.

3. Quando Hill diz que o homem não pode ser escravo de seus hábitos, sua intenção é mostrar que ___.

4. Dib enfatiza as interrupções que temos ___.

5. Uma das estratégias para não sermos interrompidos é ___.

6. Se queremos estar concentrados, precisamos dizer "___" para as inúmeras ___ que aparecem.

7. Na aula passada falamos sobre ___ e nessa aula o foco foi a ___.

8. Dib comenta que está cada vez mais ___ concentrar-se quando você está ___.

9. No vídeo Dib lê uma definição sobre concentração, que é ___.

10. Dib pede para você comentar aqui algo que você ___.