25 de Janeiro de 2018 -

Qual é a Regra de Ouro que conclui o livro "A Lei do Triunfo"?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

As lições que comentamos aqui vem do livro "The Law of Success", de Napoleon Hill, um escritor americano que se formou em Direito na Universidade de Georgetown e teve um relacionamento muito próximo com empreendedores de sucesso no século XX. Nos textos anteriores falamos das doze primeiras leis apresentadas no livro. Mesmo que você tenha lido o conteúdo postado é bom ler novamente cada uma das lições:

1 - Relacionar-se bem com as pessoas;

2 - Ter um objetivo principal definido;

3 - Ter confiança em si mesmo;

4 - Ter o hábito da economia;

5 - Ter iniciativa e liderança;

6 - Imaginar o que você quer;

7 - Ter entusiasmo;

8 - Ter autocontrole;

9 - Ter o hábito de fazer mais que sua obrigação;

10 - Ter uma personalidade atraente;

11 - Pensar com exatidão;

12 - Concentração;

13 - Cooperação;

14 - Fracasso;

15 - Tolerância.

Você pode escolher quais artigos ler, mas recomendo que faça a leitura de todos estes textos e que comente aqui sua opinião para que a comunidade do Você Aprende Agora também possa aprender com sua experiência.

A lição 16 do "The Law of Success" de Napoleon Hill chama-se "A Regra de Ouro". Se você pudesse escolher 1 atitude para guiar sua vida, qual seria?

Hill começa esse capítulo dizendo que "os que conseguem poder de outra maneira que não seja por um processo vagaroso, passo a passo, estão constantemente em perigo de destruir-se e destruir também todos aqueles sobre os quais exercem influência". Neste ponto do livro o autor reforça a importância do trabalho duro e da dedicação em fazer o correto, mesmo que pareça mais difícil.

A conclusão deste livro que temos estudado ao longo dos últimos 15 artigos traz a maior Lei do universo: a do plantio e da colheita (ou lei da ação e reação, comprovada cientificamente pelo físico inglês Isaac Newton há mais de 400 anos). Temos o livre-arbítrio para plantar o que quisermos. E a boa (ou má?) notícia é que faremos a colheita de tudo que plantarmos. Diz Hill que "a Regra de Ouro significa, substancialmente, fazer aos outros apenas aquilo que desejaríamos que os outros nos fizessem, se estivessem em nossa situação".

"O homem quem faz o seu próprio destino. E os seus pensamentos e ações são os instrumentos com que o constroi". Relata o autor que "embora este livro trate das mais elevadas leis universais que o homem é capaz de interpretar, o seu objetivo, entretanto, tem sido demonstrar como estas leis podem ser usadas nas questões práticas da vida". Após este trecho Napoleon começa a falar sobre o poder da oração.

Em todos estes artigos comentamos que o mais importante para o seu sucesso é a sua atitude. Vimos que a vida que você tem é resultado de suas atitudes e que, graças a Deus, você tem o livre-arbítrio para plantar o que quiser. Mas, e quando a esperança acabar? Aí você pede pra Deus. O escritor diz que "nenhum homem pode conseguir triunfo na vida, na sua mais elevada forma, sem o auxílio de uma prece".

Pare a leitura agora e faça uma oração. Feche os olhos e agradeça a Deus por tudo, sem pressa de voltar a leitura. Já fechou os olhos e agradeceu a Deus? Continue lendo somente depois de fazer isso.

"Essa lei compreende todos; é em si a lei e os profetas. Compreende o amor de Deus. Diz que devemos considerá-lo como desejamos que ele nos considere; que devemos agir para com ele da maneira que desejamos que ele aja para conosco. Que devemos desejar que ele nos ame de todo coração, de toda a sua alma, com todo o seu espírito e toda a sua força e que devemos amá-lo da mesma maneira. Se desejamos que o nosso vizinho nos ame como ama a si próprio, devemos amá-lo da mesma maneira que amamos a nós mesmos. É aqui que se encontra a lei universal e divina da fraternidade. Não é um preceito de sabedoria humana: tem origem na natureza divina e é encarnado na natureza humana".

Qual sua opinião sobre isso? Um abraço e see you next class!

1. Hoje estudamos a última lição que se chama "___".

2. Aqueles que escolhem ___ estão em perigo.

3. Hill reforça a importância ___ e ___.

4. Concluímos este livro trazendo a maior Lei do Universo. A Lei ___.

5. Faça somente o que você gostaria que fizessem com você. Essa é a ___. Isso é fácil ou difícil?

6. Este livro trata das mais elevadas leis universais que o ___ é capaz de interpretar, o seu objetivo, entretanto, tem sido demonstrar como estas ___ podem ser usadas nas questões ___.

7. O escritor diz que nenhum homem pode conseguir triunfo na vida, na sua mais elevada forma, sem ___. Trust God, my friend.

8. Dib comenta que ser ___ dá trabalho, que não é uma "___", mas vale a pena!

9. Quer ser mais amado? Ame ___.

10. Vimos que a vida que você tem é resultado ___ e que, graças a Deus, você tem o livre-arbítrio para ___ o que quiser.