18 de Janeiro de 2018 -

As vantagens de ser intolerante!

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

As lições que comentamos aqui vem do livro "The Law of Success", de Napoleon Hill, um escritor americano que se formou em Direito na Universidade de Georgetown e teve um relacionamento muito próximo com empreendedores de sucesso no século XX. Nos textos anteriores falamos das doze primeiras leis apresentadas no livro. Mesmo que você tenha lido o conteúdo postado é bom ler novamente cada uma das lições:

1 - Relacionar-se bem com as pessoas;

2 - Ter um objetivo principal definido;

3 - Ter confiança em si mesmo;

4 - Ter o hábito da economia;

5 - Ter iniciativa e liderança;

6 - Imaginar o que você quer;

7 - Ter entusiasmo;

8 - Ter autocontrole;

9 - Ter o hábito de fazer mais que sua obrigação;

10 - Ter uma personalidade atraente;

11 - Pensar com exatidão;

12 - Concentração;

13 - Cooperação;

14 - Fracasso.

Sou do estilo "old school" e te peço para que leia estes artigos na sequência, but this is your decision, OK? Se fizer assim você irá aproveitar muito mais a leitura dos textos e com certeza, terá mais resultado!

A lição 15 de Napoleon Hill é a Tolerância. Como é difícil ser tolerante, né? O escritor dedica o capítulo inteiro sobre o oposto dessa qualidade; comenta sobre a INtolerância, dizendo que "a intolerância é uma forma de ignorância que precisa ser vencida, antes de se poder conseguir qualquer forma de triunfo duradouro". O autor relata histórias de sua vida onde a intolerância não trouxe benefícios em sua carreira.

Poderíamos falar das experiências de Napoleon, mas prefiro que você reflita sobre as experiências que você teve com a intolerância. Pense agora sobre um dia em que você foi intolerante. Quais resultados você obteve com a sua atitude?

Napoleon menciona a intolerância religiosa como a mais frequente em nossas vidas, e é impressionante como relatou isso há mais de cem anos! Diz Hill que "a intolerância mais acerba nasce dos preconceitos religiosos e das diferenças de opinião, como resultado da educação. Por quanto tempo, ó Senhor dos destinos humanos, nós, os pobres mortais, viveremos ainda sem compreender que é loucura procurar destruir um ao outro, por divergências de dogmas e credos e outras questões superficiais?".

Há muita diferença entre o "intolerante" e o "inconformado". Ser inconformado (algo que tratamos no artigo 5 dessa série) faz com que você busque ser melhor a cada dia, algo que a intolerância não lhe proporciona. Já o seu oposto, a tolerância, traz harmonia entre você e as pessoas que você convive. Você pode até ser impaciente (quem de nós não é?), mas não tem o direito de ser intolerante.

Um abraço e see you next class!

1. Felipe Dib pede para você ler os artigos na sequência porque diz ser "___". Porém, essa é uma decisão ___.

2. Hill diz que para um triunfo ___ a ___ precisa ser vencida.

3. O autor relata histórias de sua vida onde ___ não trouxe ___ em sua carreira.

4. Napoleon menciona ___ como a mais frequente em nossas vidas.

5. Hill diz que a pior intolerância nasce ___ e das ___.

6. A ___traz harmonia entre você e as pessoas que convive.

7. Podemos até ser ___, mas não temos o direito de ser ___.

8. Quando um homem forma ___, pouco importa o que os outros digam a seu respeito. No final o honesto ___.

9. Dib reforça que o melhor é seguirmos ___.

10. Ser uma pessoa ___ te faz com que busque ser ___ a cada dia.