12 de Julho de 2018 -

Qual o segredo das empresas vencedoras?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque os 6 tópicos que estão em destaque no artigo.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

Jim Collins inicia o capítulo 1 desse livro com uma frase curtinha: o bom é inimigo do ótimo. Rapaz, quando li essa frase abri aquele "sorrisinho" no canto da boca já sabendo que vinha muita (pancada!) coisa boa nas próximas páginas. Realmente, o livro é um show e por isso estamos trazendo pra você. Você terá muitas surpresas com os resultados desse livro, e quero que você comente aqui as suas opiniões, as suas experiências. OK?

Diz Collins que os líderes das empresas feitas para vencer parecem ter vindo de Marte. "Apagados, quietos, reservados, até mesmo tímidos, esses líderes são uma mistura paradoxal de humildade pessoal com firme vontade profissional". Mas, o que faz uma empresa vencer? O autor traz 6 passos:

  1. Primeiro quem, depois o quê: antes de saber para onde remar, você precisa trazer as pessoas certas para o barco.

  2. Enfrente a verdade nua e crua, mas nunca perca a fé: aceite e encare os fatos e tenha esperança de que as coisas irão melhorar.

  3. Seja um porco-espinho: identifique aquilo que você faz de melhor e dedique-se a isso somente.

  4. Cultura da disciplina: com pessoas disciplinadas a hierarquia não é necessária. Pensamento disciplinado leva à ação disciplinada.

  5. Aceleradores tecnológicos: use a tecnologia a seu favor, mas saiba que é você que irá fazer com que ela seja útil e eficiente.

  6. O volante: as transformações de "bom" para "ótimo" não vem do dia pra noite. É um ato contínuo que envolve os 5 passos anteriores.

No estudo desse livro a palavra "empresas" pode ser substituída por "pessoas". Os conceitos que fazem as empresas se tornarem excelentes são os mesmos que nos fazem vencer. Estar perto de gente boa, enfrentar a realidade e saber que tudo irá melhorar, ter foco e fazer as coisas com qualidade, ser disciplinado, usar a tecnologia a nosso favor e saber que a excelência é alcançada em um processo contínuo, e não em "uma tacada".

Comente aqui qual dos 6 pontos você considera mais importante. Quero ver sua participação e acompanhar seu crescimento a cada dia, my friend. Um abraço e see you next class!

1. O bom é inimigo do ___.

2. Diz Collins que os líderes das empresas feitas para vencer parecem ter vindo de ___.

3. "Apagados, quietos, reservados, até mesmo tímidos, esses líderes são uma mistura paradoxal de ___ com firme ___".

4. Antes de saber para onde remar, você precisa ___ certas para o barco.

5. Enfrente ___, mas nunca perca a fé.

6. Identifique aquilo que você faz de melhor e dedique-se a isso somente. Seja um ___.

7. A cultura da ___ te leva à excelência.

8. Use a tecnologia a seu favor, mas saiba que é você que irá fazer com que ela ___ e ___.

9. Collins diz que ___ é ato contínuo que envolve 5 passos anteriores.

10. No estudo desse livro a palavra "empresas" pode ser substituída por "___".