19 de Julho de 2018 -

O Líder excelente!

por Felipe Dib

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

Hoje estudamos o capítulo 2 deste livro que chama-se "Liderança de Nível 5". Como de costume, o autor traz uma frase que, se quiséssemos, poderíamos discutir por horas. "Você pode realizar qualquer coisa na vida, desde que não se importe com quem vai levar o crédito". A frase é de Harry Truman e já mostra que nossa vaidade nos prejudica.

Collins explica a evolução de um ser humano até que este seja um "Líder de nível 5". Confesso que em muitos casos eu me encaixo no "Nível 1"! Have a look:

Nível 1 - Indivíduo Altamente Capacitado: faz contribuições produtivas por meio do talento, do conhecimento, das técnicas e dos bons hábitos de trabalho.

Nível 2 - Membro Colaborador da Equipe: contribui, com suas capacidades individuais, para que sejam atingidos os objetivos do grupo, e trabalha de forma eficaz com outras pessoas, numa atmosfera de equipe.

Nível 3 - Gerente Competente: organiza as pessoas e os recursos na direção da busca efetiva e eficiente de objetivos predeterminados.

Nível 4 - Líder Eficaz: catalisa o comprometimento com uma visão clara e forte, bem como a busca vigorosa dessa visão, estimulando padrões mais elevados de desempenho.

Nível 5 - Executivo de Nível 5: constrói excelência duradoura, por meio de uma mistura paradoxal de humildade pessoal e força de vontade baseada no profissionalismo.

Nas páginas que seguem essa explicação, Jim Collins mostra que os líderes de nível 5 são ambiciosos sim, mas colocam os interesses da empresa em primeiro lugar. Diz o autor que "os líderes das empresas que trilharam o caminho da excelência jamais almejaram ser heróis universais. Nunca aspiraram a ser colocados num pedestal ou a se tornar ícones inatingíveis. Eram pessoas comuns na maneira de ser, que produziam em silêncio resultados extraordinários".

Você conhece alguém com esse perfil? Comente aqui sobre uma pessoa que você admira. O que você mais admira nessa pessoa? Um abraço e see you next class!

1. Truman diz que você pode realizar qualquer coisa na vida, desde que você ___.

2. O Líder de nível 1 é ___.

3. O Líder de nível 5 mistura ___.

4. A ___ do Líder de nível 5 é ___.

5. Se quero ser um Líder de nível 5, a empresa ___.

6. Dib diz que sendo Líder de nível 5 você ___.

7. O artigo mostra que o Líder de nível ___ é aquele que ___.

8. O artigo diz que o Líder de nível 5 ___.

9. Jim Collins mostra que o Líder de nível 5 é alguém que ___.

10. Na aula passada comentamos que primeiro precisamos ___.