02 de Agosto de 2018 -

Será que as pessoas são o ativo mais importante?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

Hoje iniciamos o Capítulo 3 desse livro, chamado de "Primeiro quem… depois o quê". Collins diz que "o ponto central deste capítulo não trata apenas da questão de reunir a equipe certa, pois isso não seria nada de novo. O ponto central é colocar primeiro as pessoas certas no barco (e as erradas fora dele!) antes de você descobrir pra onde ele deve rumar".

Esse trecho do livro defende que precisamos trazer as pessoas certas pra perto de nós, independentemente do que iremos fazer. Jim defende que o primeiro passo para a vitória é afastar as pessoas erradas, atrair as pessoas certas e somente depois disso decidir o que você irá fazer. Mas, será que isso funciona?

Funciona e o autor comprova essa constatação com uma pesquisa aprofundada de empresas que venceram (a minoria!) e aquelas que não foram pra frente, infelizmente. Nessas páginas Collins diz abertamente que o problema para o crescimento de uma empresa não são os mercados, nem a tecnologia, nem a concorrência. O que precisamos fazer, então?

Os 2 passos:

  1. Conseguir (e manter!) as pessoas certas dentro do barco;

  2. Tirar as pessoas erradas de dentro do barco.

O que é mais difícil de fazer? Comente sua opinião aqui, my friend. Um abraço e see you next class!

1. O ponto central é ___.

2. Independentemente do que iremos fazer, precisamos trazer ___ pra perto de nós.

3. Jim defende que o primeiro passo para a vitória é afastar ___.

4. Collins diz abertamente que o problema para o crescimento de uma empresa não são os ___, nem a ___, nem a concorrência.

5. Devemos conseguir (e manter!) as pessoas certas ___.

6. "Primeiro quem… ___".

7. Devemos ___ de dentro do barco.

8. Estamos estudando o livro ___.

9. O ponto central deste capítulo não trata apenas da questão de reunir a ___.

10. O autor comprova suas declarações com ___ de empresas que venceram.