26 de Julho de 2018 -

Na prática, o que o Líder excelente faz?

por Felipe Dib

Aula do curso de ingles e liderança voce aprende agora Good to Great, escrito por Jim Collins.

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

Na aula passada falamos da mistura de humildade e ambição que o Líder de nível 5 tem (veja o vídeo dessa aula no www.voceaprendeagora.com) quando almeja o melhor para a empresa, e não para si mesmo. Hoje falaremos de uma outra característica das pessoas que apresentam resultados excelentes: fazer o que precisa ser feito!

"Liderança de nível 5 não significa apenas humildade e modéstia. Significa, igualmente, uma determinação quase estóica de fazer tudo o que for necessário para tornar a empresa excelente". Collins explica que os líderes excelentes são aqueles movidos por resultados. "Vão vender as fábricas ou demitir um irmão se for necessário, para tornar a empresa excelente". E aí eu te pergunto: você faria isso?

O autor apresenta dois lados deste Líder: vontade profissional e humildade pessoal. As frases abaixo irão expressar estas duas posturas. O Líder…

...gera resultados extraordinários, mas não fica se vangloriando.

...demonstra determinação inabalável, mas age em silêncio e com calma.

...estabelece um padrão de excelência, mas canaliza sua ambição na empresa.

...jamais põe a culpa nas outras pessoas quando as coisas vão mal, mas quando as coisas vão bem dá o crédito às outras pessoas e a fatores externos.

Percebemos nestas páginas que as pessoas excelentes estão mais preocupadas em "ser" do que em "aparecer". Os que apresentam resultados extraordinários estão mais preocupados em "servir" do que serem "servidos". Qual sua opinião sobre isso? 

Comente sobre uma situação que você viveu. Participe mais. Quero você mais perto da gente. Um abraço e see you next class!

1. O Líder excelente faz de tudo ___.

2. Líderes excelentes ___.

3. A determinação do Líder excelente é ___.

4. O Líder excelente quer ter ___ sucesso que seus ___.

5. O Líder excelente ___.

6. O Líder excelente é ___.

7. Entendemos que o Líder excelente preocupa-se mais com ___.

8. Um Líder de nível 5 é capaz de ___ em busca do melhor para a empresa.

9. Dib reforçou a importância de focarmos em ___ e deixarmos de lado ___.

10. No artigo Dib pergunta se você seria capaz de ___.