05 de Abril de 2022 -

TED Talks and Public Speaking for Success

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! Como falar em público?

Vamos caminhando passo a passo... para que você esteja preparado. Para falar em público. Tanto em um palco, quanto dentro de casa. No trabalho, em uma reunião. Para um líder ou um militante, a fala em público é fundamental para gerar empatia, provocar emoções, compartilhar conhecimentos e ideias, promover um sonho em comum.

A escrita nos dá as palavras. A fala humana carrega consigo, todo um novo conjunto de ferramentas. Quando olhamos nos olhos de um palestrante, atentamos ao tom de sua voz, e captamos sua vulnerabilidade, sua inteligência, sua paixão.

Exploramos qualificações inconscientes, que foram aprimoradas ao longo, de centenas de milhares de anos. Qualificações que podem nos eletrizar, estimular, motivar. Além disso, podemos realçar tais qualificações, de um modo que nossos ancestrais, jamais poderiam imaginar.

Hoje nós temos a capacidade de exibir imagens, fazer apresentações com vídeos, com fotos, com sons. Enquanto estou falando com você, você está vendo um ambiente, você está escutando uma água. Você imagina como está este ambiente. Nós criamos um cenário para que você se sinta aqui na minha frente.

Qualificações de falar em público podem ser ensinadas. Podem mesmo. Existe um novo superpoder do qual qualquer um, jovem ou idoso, pode se beneficiar. A competência comunicativa. A melhor maneira de causar uma modificação no mundo, pode não ser escrever uma carta para um jornal. Ou publicar um livro. Talvez seja simplesmente ficar de pé e dizer algo.

Agora, tanto as palavras quanto a paixão por que são pronunciadas, podem se espalhar pelo mundo, em uma velocidade alucinante. Como você se sente quando vai falar em público? Comente aqui. Comece a exercer a sua fala. Comentar este vídeo já é um passo! Prepare-se para o dia em que você irá falar em público!

Thank you very much. See you next ___!

1. A fala em público é fundamental para gerar ___ e ___.

2. A escrita nos dá ___.

3. No ___, captamos sua vulnerabilidade, sua inteligência e sua paixão.

4. ___ de falar em público podem ser ensinadas.

5. Existe um novo superpoder: ___.

6. A melhor maneira de causar uma modificação no mundo talvez seja ___.

7. As ___ podem se espalhar pelo mundo, em uma velocidade alucinante.

8. Public Speaking for Success, foi ecrito por: ___

9. Ted Talks foi escrito por: ___

10. Hoje podemos fazer apresentações com ___, ___ e ___.