11 de Outubro de 2018 -

Você sabe dizer NÃO?

por Felipe Dib

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.

Assista essas aulas na sequência. Nas aulas passadas vimos:

  • O bom é inimigo do ótimo;

  • Liderança de Nível 5;

  • Primeiro quem… depois o quê;

  • Enfrentar a verdade nua e crua;

  • O conceito do porco-espinho;

  • A cultura da disciplina (início).

Nestas páginas do Capítulo 6 que descrevem a disciplina na prática, o autor dedica um esforço interessante para nos explicar o ato de dizer "não". Collins diz que "as empresas feitas para vencer seguiram um mantra muito simples". Essas empresas decidiram não se aventurar por áreas que não estavam dentro do seu conceito de porco-espinho (veja este conceito aqui: www.voceaprendeagora.com).

Jim diz que é preciso disciplina para dizer "não, obrigado" às grandes oportunidades. O simples fato de determinada oportunidade "só aparecer uma vez na vida" é irrelevante se ela não estiver apoiada nos 3 círculos (amor + ser o melhor + retorno financeiro).

Eu imagino que você tenha uma lista de coisas pra fazer. O que eu fico me perguntando é: você tem uma lista de coisas para deixar de fazer? Jim Collins diz que a maioria de nós leva uma vida ocupada e INdisciplinada. "Pessoas que se tornaram excelentes tiveram disciplina para colocar a bobagem de lado".

E agora eu te pergunto, my friend: qual hábito você precisa deixar pra trás? Um hábito ruim que eu consegui vencer foi parar de olhar o Instagram. Simplesmente apaguei o App do meu celular (não sei se essa é a melhor metodologia!). Comente aqui sobre você. Um abraço e see you next class!

1. Dib diz que a cada vez que você ___ aqui, você se dispõe a sair da sua ___.

2. Empresas vencedoras ___ quando estavam indo ___.

3. É preciso ___ para dizer "___" a novas ___.

4. Collins diz que a oportunidade que não se encaixa aos seus ___ é ___.

5. Os 3 círculos conectam ___.

6. Collins diz que em geral somos ___.

7. Collins diz que precisamos de listas de coisas ___.

8. Dib pede para você comentar sobre ___.

9. Nossas listas de "___" são cada vez ___.

10. Dib acredita que você ___ uma lista de coisas para ___.