21 de Junho de 2018 -

A autoridade convence. Por que?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo para um resumo do que será apresentado a você neste texto.

Quem tem a capacidade de influenciar pessoas é reconhecido como líder e é isso que queremos que você seja, além de se comunicar in English. Nesta série estudamos um livro chamado "As Armas da Persuasão", escrito pelo PhD americano Robert Cialdini, o psicólogo social mais respeitado nos estudos de influência e persuasão nos dias de hoje. Nossa intenção é que você consiga convencer mais pessoas usando as armas da persuasão para o bem, e que também esteja preparado para não se deixar influenciar…

Já estudamos 4 armas da persuasão:

  • Reciprocidade;

  • Compromisso e coerência;

  • Aprovação social;

  • Afeição

A arma de hoje é a autoridade - respeitamos o que uma autoridade nos diz, mesmo que aquilo não seja verdade. E isso é perigoso, my friend. Diz Cialdini que "três tipos de símbolos que as pesquisas mostraram ser eficazes são títulos, roupas e automóveis. Em estudos separados investigando essa influência, indivíduos possuindo algum deles foram tratados com obediência". Qual o risco disso?

Somos convencidos pela aparência, e isso é um perigo. Ao mesmo tempo, podemos usar esse conceito a nosso favor, sendo dedicados no estudo (para conseguir um Certificado) e organizando nossas finanças (para usar uma roupa adequada). A pergunta que precisamos fazer é se a "autoridade" que estamos tratando é realmente um especialista no que faz e, principalmente, se essa pessoa é honesta. Diz Cialdini que "precisamos analisar não apenas o conhecimento de alguém, mas também sua confiabilidade". Em qual autoridade você confia?

Um abraço e see you next class!

1. Mesmo que algo não seja verdade, respeitos porque foi dito por uma ___.

2. Cialdini diz que "três tipos de símbolos que as pesquisas mostraram ser eficazes são ___, ___ e ___".

3. Segundo estudos, pessoas que possuem títulos, roupas, automóveis, são tratados com ___.

4. Somos convencidos pela ___, e isso é um perigo.

5. A pergunta que precisamos fazer é se a "autoridade" que estamos tratando é realmente um especialista no que faz e, principalmente, se essa pessoa é ___.

6. Cialdini diz que "precisamos analisar não apenas o conhecimento de alguém, mas também sua ___".

7. Se você quer convencer alguma pessoa, utilizando a autoridade, tenha ___ no que faz.

8. Quando conhecemos uma autoridade, devemos sempre saber se a pessoa é___ no que diz.

9. A segunda pergunta é: Essa autoridade é ___.

10. a 4ª Arma da Persuasão: ___.