14 de Junho de 2018 -

Por que os "gente boa" vendem mais?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo para um resumo do que será apresentado a você neste texto.

Quem tem a capacidade de influenciar pessoas é reconhecido como líder e é isso que queremos que você seja, além de se comunicar in English. Nesta série estudamos um livro chamado "As Armas da Persuasão", escrito pelo PhD americano Robert Cialdini, o psicólogo social mais respeitado nos estudos de influência e persuasão nos dias de hoje. Nossa intenção é que você consiga convencer mais pessoas usando as armas da persuasão para o bem, e que também esteja preparado para não se deixar influenciar…

Já estudamos 3 armas da persuasão. Entendemos o poder de oferecer algo primeiro, a importância de se fazer pequenos compromissos que vão conduzindo para algo maior, e na aula passada vimos que nós, seres humanos, também nos comportamos como uma "manada", quando pensamos que "se todos estão usando, deve ser bom". Hoje falaremos sobre afeição, aquilo que sentimos quando gostamos de alguém.

O maior exemplo de persuadir pela afeição é quando um filho pede um chocolate pra mãe. Ela sabe que aquilo vai fazer mal para a criança, mas o amor é tão grande que o filho convence sua genitora. Mas, e quando gostamos do vendedor que está vendendo um carro ou uma casa que queremos comprar? Será que esse sonho pode virar um pesadelo, só por causa da afeição?

Yes, baby. Por isso te peço: entenda esses conceitos para se prevenir de maus negócios (que podem ser uma compra ou até um romance!) e também usá-los para o bem. No início dessa série comentei com você sobre o poder que estas armas possuem e cabe a nós usá-las para algo positivo. Mas, afinal, o que faz a gente gostar de alguém?

Cialdini apresenta 4 motivos que nos fazem gostar de alguém: atratividade física, semelhança, elogios e contato. A atratividade física é relacionada à beleza que vemos em alguém. Se eu acho alguém bonito, sou mais propenso a gostar dessa pessoa. A semelhança tem a ver com a maneira como a pessoa se veste, se temos gostos parecidos, se torcemos pro mesmo time (por exemplo o São Paulo, the best team of the planet), etc.

Se você concorda que o São Paulo é o melhor time do mundo, nesse momento você está com um sorrisinho no canto da boca. Ou não? Brincadeiras à parte, até o time que a pessoa torce vai influenciar sua decisão! Os elogios também nos convencem (quem não gosta de ser valorizado?) e o contato faz com que estejamos mais abertos à opinião das pessoas que convivemos (quantas vezes já fomos convencidos por amigos a fazer algo que não curtimos?).

Os caras "gente boa" vendem mais porque a afeição é uma arma para convencer as pessoas! Comente aqui se você já deixou de comprar algo porque não gostou do vendedor.

Um abraço e see you next class!

1. comentamos sobre o que sentimos quando gostamos de alguém, ___.

2. O maior exemplo de ___ é quando um filho pede um chocolate pra mãe.

3. Cialdini apresenta 4 motivos que nos fazem gostar de alguém: ___, ___, ___ e ___.

4. A atratividade física é relacionada à: ___.

5. A semelhança tem a ver quando ___.

6. Quem não gosta de ser valorizado? utilize o ___ para convencer alguém.

7. O ___ faz com que estejamos mais abertos à opinião das pessoas que convivemos.

8. Os caras "___" vendem mais porque a afeição é uma arma para convencer as pessoas!

9. Qual o melhor time do mundo, segundo Dib. ___.

10. Adoro o vendedor, mas fiz um mau negócio! Exemplo de uma ___.