11 de Janeiro de 2018 -

Qual foi o seu maior fracasso?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

As lições que comentamos aqui vem do livro "The Law of Success", de Napoleon Hill, um escritor americano que se formou em Direito na Universidade de Georgetown e teve um relacionamento muito próximo com empreendedores de sucesso no século XX. Nos textos anteriores falamos das doze primeiras leis apresentadas no livro. Mesmo que você tenha lido o conteúdo postado é bom ler novamente cada uma das lições:

1 - Relacionar-se bem com as pessoas;

2 - Ter um objetivo principal definido;

3 - Ter confiança em si mesmo;

4 - Ter o hábito da economia;

5 - Ter iniciativa e liderança;

6 - Imaginar o que você quer;

7 - Ter entusiasmo;

8 - Ter autocontrole;

9 - Ter o hábito de fazer mais que sua obrigação;

10 - Ter uma personalidade atraente;

11 - Pensar com exatidão;

12 - Concentração;

13 - Cooperação.

Em todos os capítulos do "The Law of Success" o autor comenta sobre o quanto aprendemos e crescemos quando perdemos. O quanto é bom começar "lá de baixo", trabalhar muito e saber o valor de cada conquista. A lição de número 14 é o Fracasso. Diz Hill que "a derrota temporária não deve ser tido como um mal, porque sempre nos dá um estímulo e dirige as nossas energias em sentido diferente e mais proveitoso".

É fácil falar que "na derrota é que aprendemos" e que devemos ver valor quando perdemos. Falar é fácil, mas viver é mais desafiador. Napoleon sabe disso e compartilha parte de sua história contando dos dias de escola até a criação de seus filhos. Ele comenta em um trecho que "quando as coisas estão contra nós, de todas as expressões que se estampam no nosso rosto é a luz da alegria a que mais brilha". Segundo o autor devemos sorrir sempre, mesmo que estejamos em um momento de bastante turbulência.

Nos momentos de maior necessidade (não só de dinheiro como de atenção, carinho…) estamos mais propensos a pegar "atalhos". Melhor dizendo, estamos mais vulneráveis a fazer "coisa errada" para recuperar mais rápido o que perdemos. Quem escreve "A Lei do Triunfo" estudou bastante o ser humano e também aconselha sobre isso. Diz que "é muito melhor associar-se a algumas pessoas direitas do que a uma multidão de gente que segue um caminho errado, pois, afinal de contas, o direito sempre vence".

Pegue um papel e uma caneta e escreva em um papel qual foi o maior "fracasso" que você já teve na vida. Somente depois de escrever sobre seu "fracasso" continue a leitura.

Na derrota pensamos que o melhor seria trabalhar para nós mesmos e na recuperação precisamos de esforço extra. Hill relembra a lição 9 que detalhamos neste artigo dizendo que "o melhor meio de realizar esta ambição é executar mais trabalho do que é nossa obrigação. Podemos vencer mesmo sem possuir grande instrução; podemos vencer qualquer obstáculo que apareça se estivermos sinceramente decididos a dar o melhor trabalho de que somos capazes, sem olhar a remuneração. Podemos vencer na vida mesmo sem possuir capital".

"A derrota é uma força destruidora apenas quando é aceita como um fracasso. Porém, quando a aceitamos como uma lição necessária, é sempre uma benção". Comente aqui o que você aprendeu com o seu maior fracasso e como isso te ajudou a chegar onde você está hoje. No próximo artigo falaremos sobre tolerância.

Um abraço e see you next class!

1. Em todos os capítulos do "The Law of Success" o autor comenta sobre o quanto aprendemos e crescemos ___.

2. Hill diz que a derrota temporária é ___.

3. "Na derrota é que aprendemos". Dib diz que ___.

4. Hill diz: "Quando as coisas estão contra nós, a luz ___ em nosso rosto".

5. Segundo Hill, mesmo que estejamos em um momento de bastante turbulência, devemos ___.

6. Nos momentos de ___ estamos mais vulneráveis a fazer "coisa errada".

7. A derrota é uma força ___ apenas quando é aceita ___.

8. Hill diz que não devemos nos aliar a pessoas ___.

9. A Lição 9 diz que devemos ___.

10. Devemos encarar as derrotas como uma ___.