29 de Março de 2018 -

Como faço para me aproximar das pessoas?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.

Já sabemos dos 3 Hábitos para sua vitória pessoal:

Hábito 1: seja proativo;

Hábito 2: comece com um objetivo em mente;

Hábito 3: coloque as primeiras coisas primeiro.

Esse é o momento do livro em que iniciamos a "vitória pública", quando começamos a usar os três primeiros hábitos para melhorar nossos relacionamentos. Na introdução deste capítulo, Covey comenta sobre nossa "conta bancária emocional"; se fazemos algo positivo a alguém, isso significa que "depositamos". Se fazemos algo negativo, significa que fizemos uma "retirada". Pessoas altamente eficazes buscam fazer depósitos sempre, e o autor apresenta os 6 maiores depósitos que podemos fazer para construir melhores relacionamentos:

1- Entender a outra pessoa: buscar compreender a outra pessoa;

2- Fazer pequenas coisas: uma gentileza, um gesto de atenção;

3- Cumprir sua palavra: se você prometer algo, faça;

4- Esclarecer as expectativas: em casamentos se torna ainda mais importante;

5- Mostrar integridade: as pessoas confiam em quem faz o que é certo;

6- Pedir desculpa quando errar: reconhecer sinceramente quando falhar.

Esses conceitos lembram as ideias de Dale Carnegie e Napoleon Hill (veja os vídeos desse estudo no www.voceaprendeagora.com) e é interessante ver como cada um deles os apresenta de diferentes maneiras. Nesse momento, escreva 3 "depósitos" que você gosta de fazer e comente aqui. Por exemplo, se você gosta de fazer pequenas coisas, ou se você gosta de ouvir… comente aqui os 3 pontos que você curte.

Depois de ter comentado os 3 pontos que você faz com mais facilidade, fale agora sobre 3 pontos que você precisa melhorar e explique por que eles fariam uma grande diferença nos seus relacionamentos (eu preciso melhorar bastante os pontos 1 e 4!).

Qual o objetivo de fazer esses depósitos, afinal? Construir confiança. Sem confiança não existe um relacionamento de qualidade, my friend. Não se preocupe se a outra pessoa não está fazendo isso ou aquilo. Preocupe-se primeiro em fazer sua parte (lembra do Hábito 1?) e a colheita é certa. Um abraço e see you next class!

1. Esse é o momento do livro em que iniciamos a "___".

2. A "vitória pública" é quando começamos a usar os três primeiros ___ para melhorar nossos ___.

3. Pessoas altamente ___ buscam fazer ___ sempre.

4. Sem ___ não existe um relacionamento ___.

5. Em nossa "___" fazemos depósitos e retiradas. Coisas boas são ___.

6. Devemos mostrar ___. As pessoas confiam em quem faz ___.

7. Covey diz que devemos ser ___. Quem da sua família tem essa postura?

8. Segundo Covey, em ___ é ainda mais importante esclarecer as ___.

9. Segundo Covey, não há êxito com os outros, se não tivermos sucesso com ___.

10. Em ___ as ___ são as grandes coisas.