22 de Março de 2018 -

Já sei meu objetivo. Como me organizo para chegar lá?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.

Nos artigos passados estudamos dois Hábitos:

1- Seja proativo;

2- Comece com um objetivo em mente.

Hoje faremos a análise do último capítulo dedicado à "vitória pessoal", quando Covey apresenta o Hábito 3: coloque as primeiras coisas primeiro. É quando o autor apresenta a importância de estarmos atentos às prioridades.

Para explicar a metáfora das "primeiras coisas primeiro", Stephen repete que o Hábito 1 (seja proativo) mostra que você é o criador e o Hábito 2 (comece com um objetivo em mente) é a criação do seu objetivo em sua mente. O Hábito 3, segundo o autor, é a criação física. É quando você organiza sua rotina para que tudo que você decidiu e imaginou fazer, comece a ser realidade. E isso requer disciplina.

Separe suas tarefas em 4 categorias: urgente, não urgente, importante e não importante. Checar novas mensagens no celular e nas redes sociais não é importante nem urgente. Estudar é, na maioria das vezes, importante e urgente. Qual a melhor combinação das 4 categorias, então? Focar no que é importante e que ainda não se tornou urgente, como por exemplo: fazer exercícios regularmente e se alimentar bem para não precisar tomar remédio… estudar 10 minutos por dia (aqui no Você Aprende Agora!) para não precisar virar noites quando comprar sua passagem para Miami… que mais? Para isso precisamos aprender a dizer "não" às interrupções.

Um abraço e see you next class!

1. Aqui fizemos a análise do ___ capítulo dedicado à "___".

2. OHábito 3 enfatiza as ___. Quais são as suas nesse momento?

3. O Hábito 3, segundo Stephen Covey, é a ___.

4. Organize sua ___ para fazer o que você ___.

5. A ___ é necessária para evitar ___.

6. Fazer as "___" significa ___.

7. Dib comenta que devemos aprender a dizer "não" para ___.

8. O artigo diz para separarmos as tarefas em 4 categorias: ___,___,___ e ___.

9. É preciso focar no que é ___. Quanto tempo você gasta com coisas sem importância?

10. O Hábito 3 é a ___ dos 2 primeiros hábitos.