07 de Dezembro de 2017 -

Fazer mais do que minha obrigação. O que ganho com isso?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

Já estudamos juntos oito lições de Napoleon Hill para quem quer ter sucesso (leia os artigos anteriores aqui). Relacionar-se bem com as pessoas, ter um objetivo principal definido, combater seus medos para ter confiança em si mesmo, ter o hábito de economizar, ter iniciativa para ser líder, imaginar o que você quer conquistar, ter entusiasmo e autocontrole. Para esta série de artigos nossa referência é o livro "The Law of Success", escrito por Hill há mais de 100 anos. Agora veremos sobre um hábito que somente pessoas de sucesso exercitam diariamente: fazer mais do que sua obrigação.

Sabemos que é importante ser proativo. O difícil é reconhecer que quando dizemos "vou transferir sua ligação", "não sei o que houve", "essa não é minha área", "estou sem tempo agora" estamos agindo da mesma forma dos que dizem "eu sou pago para fazer isso, não aquilo". Por que temos essa postura? Na maioria das vezes é porque não sentimos prazer no que estamos fazendo Diz Hill que "o homem é mais eficiente, mais rápido e obtém melhores êxitos quando empenhado num trabalho pelo qual sente amor ou que realiza em benefício de uma pessoa amada". É muito bom fazer o que gostamos, mas é importante também aprendermos a gostar do que fazemos.

Papel e caneta, please. Antes de continuar a leitura escreva 3 coisas que você gosta de fazer no seu trabalho e 1 coisa que você não gosta. Prossiga com esse artigo somente depois de ter escrito isso.

Napoleon diz que "existem dez fraquezas contra as quais todos nós devemos tomar cuidado. Uma delas é o hábito de tentar colher antes de semear, e todas as outras acham-se reunidas no hábito de arranjar desculpas para justificar cada erro que cometemos". Sei que você conhece muita gente que vive explicando o porquê das suas falhas. Minha pergunta é: como você tem agido?

Fazer mais do que sua obrigação dá trabalho. Resolver o problema dos outros não é a tarefa mais divertida do mundo e consome tempo. Porém, ao estar disposto a servir sem pedir em troca, você se destaca rapidamente! E quando isso acontece naturalmente o reconhecimento vem. Ou demora pra vir? Napoleon diz que "se você tentou e fracassou, se planejou e viu seus planos ruírem, lembre-se que os maiores homens da história foram produto de coragem, e a coragem, bem sabemos, nasce do berço da adversidade". Comente aqui algo que você fez a mais em casa ou no trabalho e como você sentiu. Faça mais que sua obrigação hoje e volte aqui depois para contar. Foi difícil?

1. Hill diz que falamos "não sou pago para fazer isso" ___.

2. Hill diz que você é mais eficiente quando ___ ou quando faz algo por ___.

3. É muito bom fazer o que gostamos, mas é importante também aprendermos ___.

4. Existem dez fraquezas contra as quais todos nós devemos tomar cuidado. Uma delas é o hábito de ___.

5. Hill diz que o hábito de ___ irá nos prejudicar.

6. Quando você está disposto a servir sem pedir em troca, você ___.

7. O ___ quando servimos de coração.

8. Hill diz que a coragem nasce da ___.

9. Hill diz que o homem que se empenha no trabalho que lhe agrada, nem sempre conta ___ dos amigos mais íntimos ou de parentes.

10. Devemos estar dispostos a servir ___.