30 de Novembro de 2017 -

Não tenho paciência! Como faço para ter autocontrole?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

Já estudamos juntos sete lições de Napoleon Hill para quem quer ter sucesso (leia os artigos anteriores aqui). Relacionar-se bem com as pessoas, ter um objetivo principal definido, combater seus medos para ter confiança em si mesmo, ter o hábito de economizar, ter iniciativa para ser líder, imaginar o que você quer conquistar e ter entusiasmo. Tudo que falamos nesta série de textos vem do "The Law of Success", livro que Hill escreveu após observar pessoas bem-sucedidas por anos. Hoje veremos a oitava lição: o autocontrole.

"O entusiasmo é a qualidade vital que desperta o indivíduo para a ação, ao passo que o autocontrole é o fiel da balança que dirige a ação, de modo que seja sempre construtora, e nunca destruidora". Napoleon apresenta um estudo com 160 mil detentos de uma penitenciária americana concluindo que estavam naquela condição porque "lhes faltou o autocontrole necessário para dirigir suas energias de modo construtivo". A falta de autocontrole nos prejudica no âmbito pessoal e profissional.

Diz o autor que a falta de autocontrole é uma das fraquezas que mais prejudicam os vendedores. Muitos se irritam com os comentários do freguês e mudam seu semblante, perdem o "fio da meada" e, claro, fracassam na hora de vender. Aí está a semente do fracasso que muitos de nós enxerga como "falta de oportunidades na empresa que trabalho". Mas qual a origem da falta de autocontrole? Por que me descontrolo com as pessoas que mais amo?

Pegue um papel e uma caneta, please. Escreva as 3 coisas que mais te irritam e só depois de fazer isso continue a leitura.

A origem do descontrole, segundo A Lei do Triunfo, é o ciúme, a inveja, o ódio, o medo e a vingança. O descontrole também ocorre por pensarmos diferente de outra pessoa, o que não deveria ser um problema. "Uma pessoa que possui domínio de si mesma não odeia os que pensam de modo diferente; pelo contrário, se esforçará por compreender o motivo do desacordo e tirar as vantagens disso". É fácil? Independente da resposta (que acredito que seja "não!") vale a pena tentar!

Quando pensamos em "ter autocontrole" a primeira coisa que nos vem à mente é: "vou me controlar para não estressar". Já é um passo, mas raramente é suficiente. O melhor a fazer é plantar coisa boa! Sorrir para quem está de cara feia, agradar quem não está merecendo (sempre o outro que não merece, né?) e, principalmente, reconhecer e aprender com nossos erros. "Ainda estou por encontrar um homem que tenha vencido na vida e que não tivesse coragem para assumir a responsabilidade dos seus próprios erros, mesmo sem ser acusado deles". Qual erro você não quer mais cometer?

1. O autocontrole é o fiel da balança que dirige a ação, de modo que seja sempre ___, e nunca ___.

2. Se referindo ao estudo com 160 mil detentos de uma penitenciária americana, Hill comenta que "lhes faltou ___ necessário para dirigir suas energias de modo ___".

3. A falta de autocontrole nos prejudica no âmbito ___ e ___.

4. Diz o autor que ___ é uma das ___ que mais prejudicam os vendedores.

5. A origem do descontrole, segundo A Lei do Triunfo ___, ___, ___, o medo e a vingança.

6. O descontrole também ocorre por ___, o que não deveria ser um problema.

7. Uma pessoa que possui ___ não odeia os que pensam de modo diferente.

8. Quando pensamos em "ter autocontrole" a primeira coisa que nos vem à mente é: "___"

9. Devemos principalmente reconhecer e aprender com ___.

10. O autocontrole sempre será ___.