03 de Novembro de 2017 -

Ganho dinheiro mas não consigo guardar! O que faço?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

Já falamos sobre a importância de você se relacionar bem, ter um objetivo principal definido e de combater seus medos para ter confiança em si mesmo (leia os primeiros textos aqui). Neste artigo abordamos a lição quarta do The Law of Success, escrito por Napoleon Hill, que trata sobre o hábito da economia.

No último texto falamos que bons hábitos mudam o rumo da nossa vida. Hill diz que "todos nós somos vítimas dos nossos hábitos, seja qual for a nossa situação na vida". Se comemos salada todo dia, é porque nos habituamos a isso. Se comemos doce todo dia, o motivo é o mesmo. Mas, antes de começar a falar de dieta, vamos falar do hábito de pensar positivo em relação ao dinheiro. "Forme o hábito de pensar e falar em prosperidade e abundância, e muito em breve evidências materiais começarão a manifestar-se sob a forma de novas oportunidades, mais amplas e inesperadas.

É fácil economizar quando não temos dívidas. E quando estamos endividados? O autor da Lei do Sucesso explica dois tipos de dívidas: as decorrentes de coisas supérfluas (um sapato novo, por exemplo) e aquelas que nos trazem retorno (um acesso VIP no www.voceaprendeagora.com, por exemplo). Antes de fazer uma compra, é interessante refletirmos se aquele gasto é ou não um investimento. Pode ser que um sapato novo ajude a fechar um negócio e pode acontecer de você não usar seu acesso VIP no Você Aprende Agora, mas sabemos que quase nunca vemos isso in real life. "Sob o peso das dívidas, nenhum homem é capaz de dar o seu melhor trabalho, ou de expressar-se em termos que infundam respeito, de criar ou levar avante um objetivo definido na vida".

Se você tem dívidas nesse momento, no problem! "Cada fracasso, cada adversidade, cada sofrimento, pode ser uma bênção disfarçada, pois abranda a parte animal da nossa natureza". Você sabe o que fazer com as dívidas que tem e o mais importante é o cuidado que precisa ter para não repetir o mesmo erro daqui pra frente. Segundo Napoleon "se alguém seguir o hábito de economizar uma parte de todo dinheiro que ganha essa pessoa pode estar certa de que alcançará uma situação financeira independente". Mas como?

Defina quanto você irá poupar por mês e deposite o dinheiro assim que receber seu salário. Comece com um valor fácil de ser poupado e vá aumentando com o tempo, assim que adquirir o hábito da economia. "A liberdade é o que há de maior na vida. Mas não pode existir liberdade verdadeira sem um grau razoável de independência financeira". Quando você estará livre?

1. Hill diz que "todos nós somos vítimas ___, seja qual for a nossa situação na vida".

2. Hill diz que devemos criar o hábito ___ em relação ao dinheiro.

3. Forme o hábito de pensar e falar em ___ e ___, e muito em breve evidências materiais começarão a manifestar-se sob a forma de novas oportunidades, mais amplas e inesperadas.

4. O autor da Lei do Sucesso explica dois tipos de dívidas: ___e___.

5. Dívidas decorrentes da compra de (um sapato novo, roupas por exemplo) denominamos: ___.

6. E as dívidas adquiridas com (um acesso VIP no www.voceaprendeagora.com, por exemplo), denominamos: ___.

7. Antes de fazer uma compra, é interessante refletirmos se aquele gasto é ___.

8. Segundo Napoleon "se alguém seguir ___ uma parte de todo dinheiro que ganha essa pessoa pode estar certa de que alcançará uma situação financeira independente".

9. "Cada fracasso, cada adversidade, cada sofrimento, pode ser uma bênção disfarçada, pois abranda a parte ___".

10. "A liberdade é o que há de maior na vida. Mas não pode existir liberdade verdadeira sem um grau razoável de ___".