26 de Outubro de 2017 -

Tenho medo e sei que isso é ruim. O que preciso fazer?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

Já falamos sobre a importância de você se relacionar bem e de ter um objetivo principal definido (leia os outros textos aqui). Agora é o momento de falarmos sobre confiança em si mesmo pois, segundo Napoleon Hill em The Law of Success, "o homem que domina o medo pode triunfar em qualquer empreendimento, sejam quais forem os esforços reunidos para derrotá-lo". O autor comenta que temos 6 medos:

  • Medo da pobreza;

  • Medo da velhice;

  • Medo da crítica;

  • Medo de perder o amor de alguém;

  • Medo da doença;

  • Medo da morte.

Nosso primeiro passo para a confiança é reconhecer quais medos nos afligem mais. Muitos de nós tem os 6 bem presentes (eu tenho vários deles!) e esses "fantasmas" querem nos assombrar todo dia se não colocarmos limite neles! Anote os 3 que mais te incomodam agora, please.

Continue a leitura somente depois de escrever seus 3 medos em um papel.

"Não é estranho que temamos mais aquilo que nunca acontece?" Napoleon deixa esse comentário no cabeçalho da página 144 e complementa dizendo que destruímos nossa iniciativa com medo da derrota, quando, na realidade, a derrota é o mais útil tônico e deve ser aceita como tal. Ele defende que precisamos fazer o que é preciso e que, se algo der errado, sairemos muito mais fortes! Quando vencemos não refletimos o que fizemos de errado porque "deu certo". Já quando perdemos buscamos o que precisa ser melhorado, and this is a great opportunity!

Muitos de nós deixa de descansar por medo da pobreza e da velhice (esses dois medos estão bastante conectados). Quantos de nós prefere ficar calado por medo da crítica? Queremos prender a pessoa amada e temos ciúme porque temos medo de perder seu amor. Quanto gastamos com remédios e deixamos de sair de casa por medo da doença? Deixamos de viajar (principalmente de avião!) e ficamos presos porque tememos a morte. A liberdade desses medos começa com a confiança e para isso precisamos exercitá-la.

"É fato bem estabelecido que as faculdades mentais, como os membros corporais, se atrofiam e mirram, quando não se faz uso delas. A confiança em si mesmo não faz exceção à regra. Desenvolve-se quando usada e desaparece quando não exercitada". Hill comenta que a esposa de um homem de sucesso escreveu um recado para que seu marido lesse todos os dias:

"Creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo. Creio no chefe. Creio nos meus amigos. Creio em minha família. Creio que Deus me emprestará tudo o que eu necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançá-lo por meios lícitos e honestos. Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir sem pedir antes a divina orientação, a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam". Peço que você leia esse parágrafo novamente.

Neste momento você está mais segura e quero que esse sentimento permaneça com você. Mas como? Com o hábito. A força do hábito é a base para que você tenha confiança em si mesmo e comece a eliminar seus medos. Habitue-se a ver o lado positivo nos desafios que aparecerem pra você. Quando vier um medo na sua cabeça, fale em voz alta que você tem confiança e que já o superou. Se você tem medo de falar em público, te convido a seguir a metodologia do www.voceaprendeagora.com para que você fale inglês em voz alta. Quero que você se acostume com a sua voz falando inglês e sei que, à partir daí, será bem mais fácil falar na frente de outras pessoas.

1. Segundo Napoleon Hill em The Law of Success, "o homem que domina ___ pode triunfar em qualquer empreendimento".

2. Napoleon Hill, comenta que temos 6 tipos de medo: Medo da pobreza, velhice, crítica, perder o amor de alguém, ___, ___.

3. No vídeo, Felipe Dib comenta o seu medo. Ele diz que é ___.

4. Nosso primeiro passo para ___ é reconhecer quais medos nos afligem mais.

5. Hill diz: destruímos nossa iniciativa com ___, quando, na realidade, a derrota é o mais útil tônico e deve ser aceita como tal.

6. Napoleon Hill, defende que precisamos fazer o que é preciso e que, se algo der errado, ___!

7. É fato bem estabelecido que as faculdades mentais, como os membros corporais, se atrofiam e mirram, ___.

8. "Desenvolve-se quando usada e desaparece quando não exercitada". Hill se referiu à ___.

9. A força do hábito é a base para que você tenha confiança em si mesmo e comece a eliminar seus medos. Habitue-se a ver ___ nos desafios que aparecerem pra você.

10. Quando vier um medo na sua cabeça, fale em voz alta ___ e que já o superou.